Já na introdução, Kuhn apresenta a seguinte definição: “Considero “paradigmas” as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência”. (p.
Os paradigmas educacionais funcionam como série de fatores que determinam o rumo que a educação de uma instituição irá seguir. Os paradigmas educacionais são decididos por meio do corpo docente, que é responsável por tomar as melhores decisões em prol da escola.
São três os paradigmas educacionais básicos, a saber, os paradigmas tradicional, moderno e comunicacional. O paradigma tradicional entende o conhecimento como racional e fragmentado. O paradigma moderno tem um enfoque subjetivo no qual a consciência dos indivíduos é capaz de construir realidades.
PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL São eles: o paradigma de institucionalização, o paradigma de serviços e o paradigma de suporte. O paradigma da institucionalização é fundado na ideia de proteger os deficientes criando ambientes especiais para eles, separando-os de suas famílias e da comunidade.
Na educação o paradigma é o modelo de como se deve “educar” em sala de aula. ... Os paradigmas são “quebrados” aos poucos, de acordo com o aperfeiçoamento do professor. Isso só é possível através de muito estudo e novas metodologias aprendidas em grupo ou de forma individual.
2.
São eles: o movimento higienista, marcado pelo culto aos hábitos de saúde e a valorização do desenvolvimento do corpo físico e da moral; o militarismo, caracterizado pela obtenção de uma sociedade sã, em busca de um homem forte e perfeito, preparado para a luta e a guerra; e por fim o movimento chamado de ...
Os saberes provenientes da Psicologia não nasceram para resolver problemas educacionais, mas ao esclarecer o ser humano e seu desenvolvimento, ajudam a ampliar os horizontes e melhor adaptar os processo e técnicas de ensino-aprendizagem . ...
Verificado por especialistas. ) Freud utiliza os conceitos de consciente, pré-consciente e inconsciente na discussão de educação. ... A partir do entendimento destas estruturas, procura apontar sua importância no desenvolvimento do aprendizado durante o processo educativo.
O psicólogo educacional tem a atribuição de estudar e intervir no comportamento humano no contexto da educação. ... Desse modo, as competências do psicólogo vão ao encontro da prevenção, especialmente na melhoria da adaptação dos indivíduos e na promoção do bem-estar e da excelência acadêmica.
Desta forma, a Psicologia do Desenvolvimento torna-se elemento fundamental ao conhecimento dos docentes, no sentido de compreender o comportamento da criança e do adolescente, nas suas interações com o meio no qual estão inseridos, com o reconhecimento de suas limitações e dificuldades, sejam elas físicas ou ...
Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a sua potencial, que poderá ou não se desenvolver.
Conhecer a si mesmo, sem concepções fundamentalistas, permitirá que o ser construa sua liberdade intelectual, desenvolvendo-o e permitindo que tenha autonomia em sua vida. Essa é a importância do conhecimento, para o homem que aprende e apreende conceitos úteis para a sua vida.