EQST

O Que Um Cdigo Cutter?

O que é um código Cutter?

A Tabela de Cutter é uma tabela de códigos que indicam a autoria de uma obra literária elaborada por Charles Ammi Cutter em 1880 e é utilizada para classificar livros em bibliotecas.

Como gerar código Cutter?

3) Cutter: procure pelo seu sobrenome ou a forma mais próxima ao sobrenome completo e complete o campo com o número indicado. Exemplo: sobrenome Alves, corresponde a A474 no código Cutter. Insira somente o número (474) no campo.

Como utilizar a tabela de Cutter?

O número de Cutter para um item é retirado das primeiras letras da entrada principal (que não artigo) seguido de seu número correspondente advindo da tabela que assim, determina o número para cada nome em ordem alfabética.

O que é Cutter na ficha catalográfica?

O cutter consiste em um código alfa-numérico que representa o sobrenome do autor do trabalho acadêmico, visando à sua individualização. Clique no link para pesquisar o código. No site Cutter´s Online, digite seu último sobrenome no campo Entrada principal e clique Gerar Código de Cutter.

O que é a notação de autor?

Notação de autor é um código relativo à indicação de autoria. A notação de autor compõe o número de chamada que é constituído essencialmente por elementos que representam um assunto genérico (classificação decimal) e a indicação de autoria.

O que é a tabela PHA?

A tabela de três dígitos de Cutter-Sanborn é conhecida no Brasil como a tabela de Cutter. Mas não deve ser confundida com a tabela de três dígitos de Cutter nem com a Classificação de Cutter elaborado como sistema de classificação.

O que é notação na biblioteconomia?

Notação de autor é um código relativo à indicação de autoria. ... Como finalidade, o número de chamada determina a disposição do acervo na biblioteca, ordenados de maneira a agrupar todos os exemplares de mesmo assunto e organizando-os por sobrenome do autor.

O que colocar nos assuntos da ficha catalográfica?

Nos livros impressos, a ficha catalográfica contém as seguintes informações:
  1. Título e Subtítulo da Obra.
  2. Nome do autor.
  3. ISBN.
  4. Assuntos.
  5. Número da Edição.
  6. Editora.
  7. Local de Publicação.
  8. Número de Páginas.
Mais itens...•24 de jun. de 2019

Como preencher uma ficha de catalogação?

Orientações para preenchimento e geração da ficha catalográfica
  1. Dados do autor. ...
  2. Nome: informe o nome completo do autor, exceto o último sobrenome. ...
  3. Dados do Coautor 1 e Dados do Coautor 2. ...
  4. Dados do Trabalho. ...
  5. Título do trabalho: informe o título do trabalho. ...
  6. Dados do Orientador e Dados do Coorientador.
Mais itens...

Como fazer ficha catalográfica mestrado?

1º Parágrafo – NOME DO AUTOR – Iniciar pelo sobrenome, seguido do nome e prenomes por extenso. 2º Parágrafo – TÍTULO DA PUBLICAÇÃO – Iniciar na linha abaixo, na 4ª letra do sobrenome. Subtítulo (se houver) deve vir após o título precedido de dois pontos. As linhas de continuação devem ser na direção da primeira letra.

Como obter ficha catalográfica?

A Ficha pode ser solicitada através do site www.cbl.org.br por associados ou não associados e oferece um prazo máximo de cinco dias entre o pedido e a devolução do documento. Mais informações: [email protected] Valores incluem os impostos para emissão da nota fiscal.

O que vem na ficha catalográfica?

Em geral, uma ficha catalográfica utilizada em um catálogo de biblioteca contém uma descrição bibliográfica, um ponto de acesso e um número de chamada. ... No Brasil, as fichas catalográficas são obrigatórias em todas a publicações, conforme estabelecido pela Lei Federal 10.753/03, conhecida também como Lei do Livro.

Como fazer ficha catalográfica tese?

1º Parágrafo – NOME DO AUTOR – Iniciar pelo sobrenome, seguido do nome e prenomes por extenso. 2º Parágrafo – TÍTULO DA PUBLICAÇÃO – Iniciar na linha abaixo, na 4ª letra do sobrenome. Subtítulo (se houver) deve vir após o título precedido de dois pontos. As linhas de continuação devem ser na direção da primeira letra.