O que trabalhar na terapia infantil? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Entretanto, a intervenção pela terapia infantil é realizada basicamente por meio de atividades lúdicas: brincadeiras que a criança utilizará para expressar seus sentimentos. Em outras palavras, o trabalho lúdico é a forma segura pela qual o paciente infantil consegue expor seu mundo interno.
Como fazer uma terapia infantil?
É preciso ter muita atenção para compreender as linguagens infantis. Além disso, o profissional precisa estar disposto a acompanhar a energia das crianças. A ludicidade é uma das principais ferramentas do psicólogo, tornando necessário que ele esteja disponível para brincar e se conectar com o paciente.
Qual é o objetivo da terapia infantil através das brincadeiras?
O objetivo dessa modalidade de análise é ajudar a criança, através da brincadeira, a expressar com maior facilidade os seus conflitos e dificuldades, ajudando-a em sua solução para que consiga uma melhor integração e adaptação social, tanto no âmbito da família como da sociedade em geral.
Qual a função do brincar como ferramenta no processo de psicoterapia?
É através do ato de brincar que o psicólogo tem acesso ao mundo interior da criança e consegue ajudá-la a superar os desafios que a afligem. Com jovens e adultos, é possível aplicar técnicas terapêuticas diretas e de ligeiro confronto de ideias e crenças para estimular insights ou outras formas de pensar.
Como trabalhar psicoterapia com criança?
Como funciona a Psicoterapia Infantil? As primeiras sessões são realizadas com os pais, ou quem exerce essa função. O psicólogo realiza entrevistas iniciais para reunir informações sobre a história da criança e para conhecer a dinâmica da família em que a criança está inserida.
Como trabalha a psicóloga com a criança?
A psicologia infantil trabalha com a psicoterapia. O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, pois através da brincadeira ela pode expandir seus sentimentos acumulados e ressignificar os eventos traumatizantes.
Como funciona a terapia Cognitivo-comportamental infantil?
A terapia cognitivo-comportamental é uma modalidade de psicoterapia que ajuda as crianças a elaborar o turbilhão de sentimentos diante de estímulos familiares, escolares e mesmo midiáticos. A cada dia que passa, torna-se mais comum encontrar crianças que visitam o terapeuta semanalmente ou quinzenalmente.
Quais são os princípios da Ludoterapia?
Os princípios básicos da Ludoterapia Centrada na Criança preconizados por Axline (1947/1984) são: estabelecimento de rapport; aceitação da criança como ela é; permissividade no relacionamento do terapeuta com o cliente; identificação e reflexo de sentimentos como atitudes terapêuticas; profundo respeito pela capacidade ...
Qual a importância da Ludoterapia?
A Ludoterapia é uma técnica utilizada com crianças entre os 3 e os 11 anos e que tem como objetivo principal o contacto com o mundo interno da criança, permitindo compreender a sua linguagem simbólica. ... No fundo, os brinquedos são como as palavras e o brincar como a linguagem que a criança usa para comunicar.
Por que brincar na terapia?
O brincar na sessão de terapia é uma forma de entrar no mundo da criança e de agir sob medida, já que o uso do brinquedo permite que se explore seu emocional, os aspectos patológicos e como entende e se comporta no mundo.
Quem pode ser Ludoterapeuta?
Embora seja direcionada principalmente para quem passa pela infância, a ludoterapia também pode ser usada em jovens e adultos. Os processos terapêuticos diretos ajudam no conforto das ideias e crenças dos maiores, revitalizando suas perspectivas.
Como fazer o primeiro atendimento psicológico com criança?
Segundo Souza e Baptista (2001), o terapeuta deve, logo na primeira sessão, apresentar-se à criança, explicar sobre sua profissão, buscar entender qual a representação que ela tem da terapia, deixar claro quem a contratou e qual a queixa apresentada pelos pais ou responsáveis.
Qual o papel de uma psicóloga infantil?
A psicologia infantil trabalha com a psicoterapia. O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, pois através da brincadeira ela pode expandir seus sentimentos acumulados e ressignificar os eventos traumatizantes. ... É através do brincar que a criança consegue expressar os seus sentimentos e o seu mundo.
O que faz um psicólogo infantil?
O psicólogo infantil é capacitado para identificar e trabalhar os conflitos psíquicos das crianças através de atividades lúdicas, permitindo que elas ressignifiquem eventos traumatizantes e busquem por melhores alternativas para lidar com esses conflitos.
Como é o psicológico de uma criança?
Diferente do que muitos pensam, as crianças também sofrem com distúrbios psicológicos como ansiedade, depressão, transtorno obsessivo etc. O maior desafio está na identificação desses distúrbios nesse público que muitas vezes não sabe como ou não consegue se comunicar e explicar o que está acontecendo.
O que trabalhar na terapia cognitiva comportamental?
Quais são as técnicas mais utilizadas pelo terapeuta cognitivo-comportamental?
Psicoeducação. ...
Registro de pensamentos disfuncionais. ...
Questionamento socrático. ...
Técnicas de exposição. ...
Dessensibilização sistemática. ...
Técnicas de relaxamento. ...
Técnicas de habilidades sociais. ...
Enfrentamento do estresse.
Mais itens...•28 de ago. de 2019
O que significa o termo ludoterapia?
A palavra ludoterapia tem origem na palavra latina "ludos" que significa jogo. Entende-se por ludoterapia um conjunto de atividades lúdicas e terapêuticas que medeiam o mundo simbólico e real da criança permitindo-lhe expressar os seus sentimentos e angústias.