→ Polissacarídeos: São formados por 10 ou mais monossacarídeos. Como exemplo, podemos citar o amido, o glicogênio e a celulose, três importantes macromoléculas.
Os polissacarídeos têm a função de armazenar energia. Ao serem decompostos são liberados monossacarídeos, que pela ação de enzimas, transferem para o organismo a energia necessária para realização das atividades. Nas plantas, a reserva energética é desempenhada pelo amido, que é um polissacarídeo de origem vegetal.
Os polissacarídeos mais relevantes a nível energético são o amido e o glicogénio, que representam as principais reservas nutritivas nas plantas e animais, respectivamente. O amido é um sólido branco, insolúvel e que se encontra presente essencialmente nos vegetais.
R: Os carboidratos podem ser divididos em 2 tipos principais: simples e complexos. Os carboidratos simples são amplamente responsáveis por essa má reputação, pois tendem a ter altos teores de açúcares e calorias, sendo pobres (ou desprovidos) de nutrientes.
Os dissacarídeos são carboidratos encontrados em muitos alimentos e são frequentemente adicionados como adoçantes. A sacarose, por exemplo, é o açúcar de mesa e é o dissacarídeo mais comum que os humanos comem. Também é encontrado em outros alimentos, como beterraba.