Pequeníssimas aberturas existentes nos septos interalveolares dos pulmões e que permitem que os alvéolos comuniquem entre si.
O conceito da ventilação colateral não é novo: é a ventilação de estruturas alveolares através de passagens ou canais (poros de Khon, Lambert e Martin) que desviam o ar da via aérea normal.
Conhecendo seus pulmőes - Membrana alvéolo-capilar É a estrutura principal do paręnquima pulmonar, formada pelo epitélio alveolar e o endotélio capilar. Ela separa o ar inspirado rico em oxigęnio de um lado, com o sangue rico em gás carbônico do outro. Por meio dela săo processadas as trocas gasosas da respiraçăo.
O surfactante pulmonar é um líquido que reduz de forma significativa a tensão superficial dentro do alvéolo pulmonar, prevenindo o colapso durante a expiração. Consiste em 80% de fosfolípideos, 8% de lípidos e 12% de proteínas.
Resposta: Uma está ligada a outra, pois a respiração celular é um processo feito pela mitocôndria, com uso de oxigênio para gerar energia para as células, e esse oxigênio vem através da respiração pulmonar, que leva oxigênio para as células.
A hematose é a troca gasosa que ocorre nos tecidos dos alvéolos pulmonares. Também é chamada de respiração pulmonar, pois acontece dentro dos pulmões. Não devemos confundi-la com a respiração celular, que ocorre dentro dos demais órgãos, como fígado, pâncreas e coração.