Introdução Todo ser vivo realiza algum tipo de respiração para manter-se vivo. Alguns dependem do oxigênio para sobreviver e, por isso, são chamados de seres aeróbios. Outros já não precisam do oxigênio para respirar e são chamados de seres anaeróbios.
Bactérias anaeróbicas facultativas utilizam oxigênio em seu metabolismo energético, mas também podem crescer na ausência de oxigênio. As bactérias Escherichia coli e espécies de Staphylococcus são encontradas no trato intestinal e urinário, onde há pouca disponibilidade de oxigênio.
As anaeróbias obrigatórias foram classificadas de acordo com a sua tolerância ao oxigênio: Estritas: só toleram ≤ 0,5% de oxigênio. Moderadas: toleram de 2% a 8% de oxigênio. Anaeróbias aerotolerantes: toleram oxigênio atmosférico por tempo limitado.
Aeróbios e Anaeróbios. O termo anaeróbio abrange uma ampla gama de variação biológica. Existem os anaeróbios “estritos”, como a bactéria Treponema denticola e muitas espécies de Clostridium spp., que só crescem se o O2 estiver ausente no meio. Os anaeróbios “moderados” crescem em atmosferas que contêm até 10% de O2.
Um organismo anaeróbico é qualquer organismo que não necessita de oxigênio para o crescimento. ... Um organismo anaeróbio pode ser unicelular (por exemplo protozoários e bactérias) ou multicelulares (por exemplo, Nereida (verme) poliquetas, e nematoides parasíticos.).
As bactérias patogênicas são aquelas que causam doenças, como a tuberculose e a lepra, além de outras que você estudará a seguir.
Existem várias doenças causadas por bactérias, tais como tétano, sífilis e meningites. Elas geram sintomas variados e normalmente são tratadas com antibióticos. As doenças causadas por bactérias são relativamente comuns e podem até mesmo causar a morte se não forem adequadamente tratadas.
As bactérias heterotróficas se alimentam de moléculas orgânicas oriundas de outros seres vivos e dependendo da procedência de tais moléculas, as bactérias podem ser classificadas em saprófitas, ou decompositoras, e parasitas.
O Cloro, na forma de hipoclorito de sódio tem uma ótima ação desinfetante, eliminando grande parte de microrganismos potencialmente patogênicos e bactérias oportunistas (o caso da Legionella) de vida livre, ou seja, bactérias que não estão contidas em Biofilmes.
Mais conhecida por bactéria comedora de carne, a fasciíte necrosante é, na realidade, uma condição causada por uma série de bactérias. Fasciíte necrosante: embora rara, infecção pode levar à morte. Foto: Bigstock.
Atualmente, os cientistas estão trabalhando com a hipótese de que a bactéria é amplificada por gambás e suas fezes. Mosquitos e outros insetos que picam transportam então essa bactéria dos gambás ou do ambiente para os humanos, ao perfurar sua pele e deixar a bactéria que vai causar a úlcera de Buruli.