Ondas mecânicas são perturbações que transportam energia cinética e potencial através de um meio material, por exemplo: ondas marítimas, sísmicas e sonoras. Ela pode acontecer somente num meio material, mas não transportam matéria e, sim, energia.
De acordo com a sua natureza, as ondas podem ser classificadas em dois tipos: Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc. A descrição do comportamento desse tipo de onda é feita pelas Leis de Newton.
A propagação de uma onda mecânica através de um meio material envolve o transporte de energia cinética e de energia potencial e depende de dois fatores: a inércia e a elasticidade do meio.
De acordo com a física, as ondas transportam energia sem transportar matéria. ... Para que possamos produzir uma onda, é necessário que se forneça energia ao sistema no qual as ondas vão se propagar. A energia que é fornecida ao sistema é que irá viajar pelo meio em forma de onda.
Ondas mecânicas são aquelas que precisam de um meio material para se propagar. As ondas do mar e as ondas que produzimos numa corda de violão, o som, são exemplos de ondas mecânicas. ... Essas ondas denominadas ondas eletromagnéticas, propagam-se tanto na matéria quanto no vácuo, ou seja, em lugar sem matéria alguma.
No dia 29 de novembro de 1888, o físico alemão Heinrich Hertz conseguiu provar a existência das ondas eletromagnéticas.
Heinrich Rudolf Hertz
As ondas eletromagnéticas são formadas pela combinação de campos elétricos e magnéticos. Elas foram descritas por um conjunto de equações formulado por James C. ... No século XIX, foi o físico escocês James C. Maxwell o primeiro a demonstrar que a oscilação de uma carga elétrica dá origem a campos magnéticos.
A alternativa D) é a correta. As ondas mecânicas envolvem a energia e o movimento que elas geram, ou seja, a onda mecânica é formada por energia e movimento, sem energia não não há movimento e nem onda. É um conceito difícil de entender, já que a onda mecânica envolve a tangibilidade da onda.
Velocidade e comprimento de onda
Resposta. Resposta: Não, nenhuma onda de propagação longitudinal pode ser polarizada, apenas as eletromagnéticas de propagação transversal, como a luz visível.
A polarização é um fenômeno exclusivo das ondas transversais, não podendo ocorrer com as ondas longitudinais. Assim, as ondas luminosas, que são transversais, podem ser polarizadas, ao contrário das ondas sonoras, que não se polarizam, por serem longitudinais.
adjetivo Que se polarizou; que sofreu polarização, processo que atribui potenciais elétricos a dois eletrodos distintos. [Figurado] Concentrado unicamente numa ou noutra direção ou aspecto. Etimologia (origem da palavra polarizado). Particípio de polarizar.
A polarização é uma característica das ondas transversais. Ondas longitudinais não podem ser polarizadas porque oscilam na mesma direção de propagação.