São Máquinas Hidráulicas Operatrizes, isto é, máquinas que recebem energia potencial (força motriz de um motor ou turbina), e transformam parte desta potência em energia cinética (movimento) e energia de pres- são (força), cedendo estas duas energias ao fluído bombeado, de forma a recirculá-lo ou transportá-lo de um ...
Nas máquinas de fluxo axiais as partículas de fluido percorrem trajetórias nas superfícies de cilindros imaginários coaxiais com o eixo da máquina. Como exemplos deste tipo têm-se as bombas axiais (Figura 2.
- BOMBA HIDRÁULICA: máquina hidráulica que recebe energia de outra máquina (ex: motor). - MÁQUINA HIDRÁULICA MOTRIZ OU TURBINA: máquina hidráulica que fornece energia mecânica para ser transformada em energia elétrica.
O rotor semi-aberto possui somente uma cobertura nas palhetas, de modo que um dos lados fica livre. Por fim, rotores semi-fechados possuem palhetas de descarga nas costas da cobertura.
Os impelidores são os responsáveis pelos padrões de fluxo nos vasos. São classificados de acordo com o regime de mistura, sendo seus diâmetros e outras características geométricas responsáveis pela caracterização do fluxo gerado e capacidade de mistura.
As motobombas são equipamentos normalmente indicados na agricultura para transferir água de um lugar para outro. Em uma propriedade tal função pode ser utilizada para irrigação, abastecimento de pulverizadores e outras finalidades.
As motobombas são equipamentos que possuem a mesma funcionalidade de modo geral: bombear a água para que ela seja levada a um determinado local. ... Ainda que todas sirvam para fazer o transporte de um alto volume de água por meio da pressurização, elas trabalham de maneira diferente.
O conjunto constituído pela canalização e meios mecânicos denomina-se Sistema de Recalque, onde nele se distinguem, o Conjunto de Moto-Bombas, onde nas instalações prediais é necessário o emprego de dois conjuntos de moto-bombas, ficando um de reserva para atender a eventuais emergências. ...
Linha de Recalque Esgoto é um conjunto de tubulações, conexões, peças, acessórios e dispositivos necessários para garantir o perfeito bombeamento do esgoto, tendo, normalmente, início em um conjunto motobomba e término em um Poço de Visita (PV) ou em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
O funcionamento das estações elevatórias é realizado por meio do bombeamento do esgoto de um ponto mais baixo para um ponto mais elevado, até os dejetos chegarem na Estação de Tratamento de Esgotos.
Estação Elevatória de Água é caracterizada com um conjunto de motobombas, válvulas e acessórios interligados com um poço de sucção ou um reservatório que garanta um volume contínuo da sucção das bombas, podendo ser enterrado ou apoiado. ... Recalque de água da captação até os reservatórios.
Adutora de Água Tratada: canal, galeria ou encanamento destinado a conduzir a água da estação de tratamento aos reservatórios de distribuição, depois de receber tratamento. Captação: conjunto de equipamentos e instalações utilizado para a retirada de água do manancial.
As plataformas elevatórias, também conhecidas como plataformas aéreas, existem para facilitar a execução de trabalhos em altura de forma segura e confortável para o trabalhador.
A Estação Elevatória de Esgoto é um equipamento de suma importância para intermediar a passagem dos efluentes entre o ponto de geração e a Estação de Tratamento de Esgoto ou a rede de coleta de esgoto.