As grandezas físicas se resumem em unidades de medidas criadas através do Sistema Internacional de Unidades (SI), responsável por tal padronização. Na mecânica, o SI corresponde ao sistema MKS, que tem como unidades fundamentais: metro, quilograma e segundo.
As grandezas adimensionais não apresentam unidade de medida. Geralmente podem ser definidas a partir de razões entre duas propriedades iguais para meios ou sistemas distintos, como no caso do índice de refração, que é a razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz em determinado meio.
No Sistema Internacional de Unidades, as grandezas derivadas são aquelas que podem ser obtidas por operações entre as unidades fundamentais, como o Newton, que é uma grandeza derivada do kg, metro e do segundo. Algumas grandezas derivadas são representadas na tabela: Tabela com algumas grandezas derivadas.
As principais grandezas da ciência eléctrica são a carga, a força, o campo, a energia, a tensão, a potência e a corrente eléctrica. Um dos objectivos deste capítulo é explicar a relação existente entre estas grandezas eléctricas, dando particular atenção às grandezas tensão e corrente eléctrica.
O Sistema Internacional (SI) também define as unidades de medida para essas grandezas elétricas, que são:
O instrumento utilizado para medir a tensão elétrica é o voltímetro e no Sistema Internacional (SI) a unidade de medida é o volt, cujo símbolo é V. ... Através da tensão elétrica é possível explicar o movimento das cargas e geração da corrente elétrica, por causa do trabalho realizado pela força elétrica.
substantivo masculino [Eletricidade] Unidade de intensidade da corrente elétrica, simbolizada pela letra A; ampere.