EQST

O Que Significa Bacteroides Fragilis?

O que significa Bacteroides fragilis?

A espécie Bacteroides fragilis é um anaeróbio Gram negativo membro da microbiota indígena do trato gastrintestinal, e é comumente isolado de infecções clínicas.

O que é atividade antagonista?

A atividade antagonista de espécies de bactérias ácido lácticas contra microrganismos indesejáveis permite uma importante perspectiva tecnológica de utilização desses microrganismos para a conservação de alimentos e o controle de patógenos.

Como a cápsula auxilia no processão de aderência da Escherichia coli?

A presença da cápsula está intimamente envolvida com a virulência das espécies do gênero Bacteroides, funcionando como proteção contra o sistema imunológico do hospedeiro, induzindo à formação de abscessos e participando nos processos de hemaglutinação e de adesão às células e mucosas.

O que é aderência bacteriana?

É o processo da bactéria se aderir nas células e nos tecidos do organismo. As estruturas de superfície das bactérias, chamadas adesinas, que determinam a capacidade de adesão dela. As adesinas precisam interagir com os receptores de membrana ou proteínas da matriz extracelular para que haja adesão.

O que são Firmicutes e Bacteroidetes?

O filo Firmicutes contém mais de 200 gêneros de bactérias, que incluem várias espécies de Lactobacillus, e de Clostridium. A grande maioria das Firmicutes são gram-positivas, ao contrário das Bacteroidetes que são gram-negativas.

O que é Fusobacterium SP?

As Fusobactérias (do latim fusos, alongado) pertencem à família Fusobacteriaceae, são pleomórficas (possuem várias formas) incluindo-se os bacilos anaeróbios obrigatórios, Gram negativas, não formadoras de esporos, imóveis e fusiformes.

O que é um antagonista de exemplo?

Um antagonista do receptor é um tipo de ligante receptor ou droga que bloqueia ou amortece uma resposta biológica, ligando-se e bloqueando um receptor, em vez de ativá-lo como um agonista. Às vezes são chamados de bloqueadores ; exemplos incluem alfa-bloqueadores, beta-bloqueadores e bloqueadores dos canais de cálcio.

Quais são os antagonista?

Um antagonista (do grego ἀνταγωνιστής - antagonistes, "oponente, competidor, rival") é um personagem, grupo de personagens, ou uma instituição, que representa a oposição contra a qual o protagonista tem de lutar.

Como determinar a gravidade de uma infecção bacteriana?

Diagnóstico das infecções bacterianas Por isso, os especialistas, podem fazer testes sanguíneos, à expectoração, ou à urina para a evidência de bactérias nocivas. Se uma infecção pulmonar é suspeita, o médico pode pedir um raio-X ou fazer uma biopsia, retirada de células de uma área infectada para ser examinada.

Quais os fatores de virulência bacteriana?

Podemos dizer que entre os fatores de virulência bacterianos estão as adesinas, as invasinas e os fatores que inibem as defesas do hospedeiro. Os fatores de virulência são necessários aos microrganismos patogênicos para invadir, colonizar, sobreviver, multiplicar no interior das células do hospedeiro e causar doença.

Quais são os Bacteroidetes?

Os Bacteroidetes são um dos filos predominantes no intestino humano e consistem principalmente de bactérias gram negativas. Esse grupo de bactérias possui características fermentativas e com capacidade de modular o sistema imune de forma benéfica.

Qual a relação entre a microbiota intestinal e a obesidade?

Demonstrou-se que animais obesos possuem uma microbiota alterada, com redução de 50% na quantidade de Bacteroidetes e um aumento proporcional de Firmicutes. Já em indivíduos obesos após a perda de peso, se verificou reduzida proporção de Firmicutes em relação aos Bacteroidetes.

Como tratar Fusobacterium?

O tratamento consiste no uso de antibióticos que atuam inibindo a enzima ß-lactamase, responsável pela resistência a esses medicamentos, um exemplo é o Metronidazol que é mais efetivo que a tradicional Penicilina já que esta última precisa de uso associado para adquirir eficácia semelhante.

O que é antagonismo Alostérico?

Antagonista competitivo/alostérico: O antagonista competitivo atua no mesmo receptor que o agonista impedindo ele de se encaixar, enquanto o antagonista alostérico atua em outro receptor mas que tem efeitos atenuantes dos efeitos desencadeados pelo agonista.