adjetivo Resultado do processo de sintetização; que foi resumido. Tornado síntese; em que há sintetização; sintético. Que foi unido por síntese; resumido ou substanciado.
A palavra síntese logo remete ao significado do termo. Uma síntese é um resumo que contempla as principais ideias ou a essência de algo. É possível, portanto, fazer uma síntese de um filme, de uma série, de uma novela, de um livro, de um artigo ou de um trabalho acadêmico, por exemplo.
Vale o exemplo de analisar. Ele é derivado de análise. Ora, se análise tem s no radical, nada mais justo que ele se mantenha no verbo. É o caso de bis (bisar), catálise (catalisar), pesquisa (pesquisar), liso (alisar), improviso (improvisar).
O verbo analisar é formado por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo verbal -ar ao substantivo análise que, tendo sua origem na palavra em latim analysis ou na palavra grega análysis, deve ser escrito com s e não com z.
Embora frequente, está errada a escrita do verbo analizar, com z. O verbo analisar deverá ser escrito com s, bem como todas as suas formas conjugadas. Também o substantivo análise, cognato de analisar, deverá ser escrito com s.
Analisada é o feminino de analisado. O mesmo que: avaliada, considerada, decomposta, esmiuçada, explorada, investigada, julgada, observada.
Significado de Analisando adjetivo Relativo ao que se encontra em tratamento baseado no método psicanalítico. Etimologia (origem da palavra analisando). Analisar + ndo.
Analisar é o ato de pesquisar um assunto, um problema ou um tema, segmentando-o em partes que serão minuciosamente investigadas e esmiuçadas. É a avaliação pormenorizada dos elementos que compõe o todo de uma obra, descrevendo e classificando-os adequadamente.
A análise é um tipo de texto que avalia um objeto de modo detalhado. Para escrever uma boa análise, você precisa perguntar a si mesmo as questões que dizem respeito a como e por que o objeto funciona de uma determinada maneira.
Dicas para Analisar, Compreender e Interpretar Textos
Melhores dicas para interpretar qualquer texto
As nossas sugestões para vencer este desafio você confere a seguir:
Você já leu um texto e após a leitura não se lembrou de nada? É provável que ao menos uma vez que sua memória tenha falhado e você tenha ficado indignado de sua performance. Provavelmente você tenha pensado que está ficando velho, ou que a sua memória está ficando ruim.
9 Dicas de como absorver o máximo de conhecimento dos livros
Os mangás devem ser lidos da direita para a esquerda. Ao colocá-lo na mesa, por exemplo, veja se páginas terminam no lado esquerdo e se a lombada está para a direita. Comece pelo lado que traz o título, o nome do autor e a edição. É importante que você comece a ler o mangá pelo lado correto.
A solução que eu encontrei foi reservar um horário mais ou menos fixo para ler, todos os dias. No meu caso, é um pouco antes de dormir. E é importante manter esse período como algo sagrado: vá para um lugar silencioso, desligue a TV, deixe o celular ou qualquer outra coisa que o possa distrair longe.
Mantenha uma coleção pessoal de aforismos, passagens e citações. Depois de terminar de ler o livro, é melhor não deixar todo o conhecimento acumulado ali, naquelas mesmas páginas. É preciso desenvolver um sistema para capturar passagens significativas, boas citações e ideias importantes surgidas durante a leitura.
Depende do leitor, do livro e das circunstâncias. Eu costumo ler uma vez, mas pode acontecer de ler duas vezes a mesma obra dependendo da complexidade do texto ou do meu momento. As vezes leio o primeiro capítulo duas vezes quando não entendo.
Considerando a velocidade média com a qual alguém diz 300 palavras por minuto, um leitor leva cerca de um minuto para terminar uma página. Portanto, para ler um livro de 300 páginas por dia, o leitor médio deveria reservar 35 horas semanais.