Muito cansado; fatigado, cansado: estender no leito o corpo lasso. Sem estabilidade; que balança por não estar preso; bambo, solto.
Laço e lasso: homófonos As palavras lasso e laço apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.
substantivo feminino Divertimento; o que serve para divertir, para passar o tempo, para relaxar.
Tipos de Atividades recreativas
A recreação tem como objetivo relaxar, gastar energia, aprender, instruir, serve para comunicar algo, serve para melhora as relações, enfim as atividades recreativas incitam e promove aprendizados de forma lúdica e prazerosas.
Podem ser suas palmas, ou batidas do pé no chão. ... Mas também pode ser um metrônomo (tem até aplicativos para celulares com metrônomos), o som do tique-taque do relógio ou qualquer outra forma de marcar um ritmo.
Brincadeira é a ação de brincar, de entreter, de distrair. Pode ser uma brincadeira recreativa como brincar de "esconde-esconde" ("jogar às escondidas", em Portugal) ou um gracejo, como trocadilhos ou insinuações.
Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário. ... Os jogos populares fazem parte da cultura.
Jogos cooperativos apresentam o objetivo de despertar a consciência de cooperação e promover a ajuda entre os jogadores. ... Nesse tipo de jogo, não importa o ganhar ou perder, o importante é aprender a como trabalhar em equipe, mesmo formada por diferentes tipos de pessoas. Exemplos: Escravos de Jó, vôlei, basquete.
Exemplos de jogos cooperativos para a prática pedagógica
Esporte Cooperativo Nesse tipo de prática, toma-se como base uma modalidade esportiva qualquer (vôlei, basquete, futebol, queimado, etc.) e readaptam-se algumas regras para favorecer a cooperação: Rodízio - o marcador do ponto passa para a outra equipe.
Exemplos de jogos competitivos Os jogos competitivos são todos aqueles em que há uma disputa pela vitória. Alguns exemplos de jogos competitivos são: ... Jogos de baralho (truco, sueca, buraco, copas fora, etc.) Os esportes (vôlei, futebol, basquete, tênis de mesa, judô, etc.)
Jogos competitivos é uma expressão composta por dois substantivos masculinos no plural. ... O significado de Jogos competitivos estimula a competição entre os participantes – porém, sempre ensinando e alertando o lado educativo: o importante é competir e não ganhar.
Dentre 20 exemplos de jogos competitivos, pode-se citar:
Os Jogos Cooperativos são atividades realizadas em grupo, com o objetivo de despertar o espírito de cooperação e a confiança entre as pessoas. Os Jogos Competitivos tem como objetivo estimular a competição entre os participantes, sem deixar de lado o ensinamento de que o principal não é ganhar, mas sim competir.
Jogos Cooperativos - São aqueles jogos que as pessoas se ajudam, jogos realizados em grupo. Exemplo: Pega-Pega. Jogos Competitivos - São aqueles jogos que é cada um por si, ou seja tem como objetivo de estimular a competição entre os participantes.
Em um jogo competitivo, o que mais importa é vencer o oponente e conquistar a vitória, um objetivo que não poderá se compartilhado com os demais derrotados ou eliminados.
No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário. Sendo assim, faz com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro (empatia), e não priorizar apenas o seu lado.
Os jogos cooperativos têm várias características libertadoras, coerentes com o trabalho em grupo: libertam da competição (participação de todos para o alcance de uma meta comum); libertam da eliminação (buscam a integração de todos); libertam para criar (as regras são flexíveis e, todos podem contribuir para mudar o ...
O que mais se destaca nos jogos cooperativos é a dinâmica de grupo, onde cada um pode oferecer o que há de melhor em sua personalidade, sabendo trabalhar em conjunto, colaborando sempre em prol de todos os envolvidos em sua equipe. Não importa ganhar ou perder, e sim participar e poder colaborar com seu próximo.
Os jogos cooperativos servem para aproximar às pessoas e reiterar a confiança em si mesmo e nas outras pessoas que jogam. ... Os jogos cooperativos podem contribuir muito para que os alunos interajam e desperte o sentido de cooperação buscando também resgatar valores e cultura que hoje estão esquecidas.
Neste contexto, conforme explica Perez Gallardo (2003), os jogos cooperativos podem contribuir para a formação humana, ou seja, o aprendizado de valores, normas e atitudes como: respeito, solidariedade, amizade, autonomia, para que os alunos se desenvolvam e aprendam a conviver em sociedade.
A diferença principal entre Jogos Cooperativos e Competitivos é que no primeiro todo mundo coopera e todos ganham. Tais jogos eliminam medo, insegurança e o sentimento de fracasso. Eles também reforçam a confiança em si mesmo, como uma pessoa digna e de valor.