Essa relação de complementação entre os termos da oração é chamada de regência, que pode ser verbal ou nominal. Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido.
Ocorre regência quando há um termo regente que apresenta um sentido incompleto sem o termo regido, ou seja, sem o seu complemento. O que é regência verbal? A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição.
Gramática. Regência, tanto a regência verbal como a regência nominal, é o processo em que um termo determinante rege outro determinado a ele, estabelecendo relação de subordinação entre os dois.
Esses complementos podem ser seguidos ou não de preposição, de modo que os verbos transitivos são classificados em verbos transitivos diretos, verbos transitivos indiretos ou verbos transitivos diretos e indiretos. Exemplos: Rafael comprou pães.
Significado de Ter. verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança.
Como não há sujeito na oração, o verbo ter não pode ser flexionado, sendo conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular, mesmo que o objeto direto esteja no plural. A concordância verbal fica errada, caso seja feita a flexão em número do verbo.
O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.