Significado de Milagre substantivo masculino Acontecimento extraordinário, incomum ou formidável que não pode ser explicado pelas leis naturais. ... O que incita admiração por ser grandioso, perfeito: os milagres da ciência.
Na nossa cultura, a palavra milagre está ligada à uma concepção de Deus que criou uma ordem natural que só pode ser suspensa por intervenção dele. Milagre é um evento sobrenatural, inexplicável, que causa estranheza e admiração. Só é entendido como tal pela fé.
Para ser declarado beato, o que no catolicismo tem um valor local, o venerável precisa de uma "fama de santidade" espontânea, constante e documentada com o passar do tempo, e deve ter um milagre comprovado após sua morte. No caso do santo são necessários dois milagres, o segundo documentado após a beatificação.
A partir daí, o processo de consolidação da imagem pública religiosa, que termina com a aprovação papal, depende formalmente de três condições básicas a serem consideradas pelo Vaticano: martirização, comprovação de milagres ou, ainda, decreto do papa.
O processo de beatificação Na fase inicial, investiga-se as virtudes ou o martírio. Neste último caso, investiga-se as circunstâncias da morte em detalhes. Concluído o processo com parecer positivo, a pessoa é declarada Venerável. Para tornar-se beato, é necessária a comprovação de um milagre por sua intercessão.
Para ser considerado um santo perante os católicos, é preciso passar por três etapas: confirmação das “virtudes heroicas”, beatificação e canonização. As últimas duas exigem a comprovação de um milagre.
substantivo feminino Ato ou efeito de beatificar. Cerimônia na qual o papa declara que uma pessoa já falecida mereceu, por suas virtudes, entrar no número dos bem-aventurados, recomendando-a assim ao culto dos fiéis.
Mas o que significa dizer que alguém é canonizado? Basicamente, é dizer que uma pessoa é santa. “Canonizar” significa colocar no cânone de santos que podem ser adorados pelos fiéis. Quem decide isso é a Igreja Católica, representada pelo Vaticano, sua autoridade principal.
Canonização pode-se dizer que é o termo utilizado pela Igreja Católica e que diz respeito ao ato de atribuir o estatuto de Santo a alguém que já era Beato e sujeito à beatificação. ... Canonização é a confirmação final da Santa Sé para que um Beato seja declarado Santo.
Papa João Paulo II
O papa é o chefe da Igreja Católica. Tecnicamente, os únicos requisitos para se tornar o sumo sacerdote dessa religião são ser homem e católico praticante. Assim, o campo se torna bastante amplo, porém todo pontífice dos últimos séculos foi um cardeal eleito em um conclave papal por outros cardeais.
Isso tudo porque, teoricamente, não é preciso ser um cardeal para ser eleito o próximo papa. Em teste, qualquer homem católico batizado poderia ser escolhido, embora, na prática, apenas cardeais tenham alcançado essa posição desde 1378.
Os requisitos mínimos para que um fiel da Igreja Católica se torne padre são: ter pelo menos 25 anos de idade; ser do sexo masculino; ter cursado teologia em alguma faculdade autorizada pelo bispo e na maioria dos casos também filosofia; ter sido ordenado diácono; ser solteiro e assim desejar permanecer por toda a vida ...
Há 72 cardeais feitos por Bento 16 (43 eleitores e 29 não eleitores) e 70 por João Paulo 2º (apenas 18 eleitores). O último remanescente das nomeações de Paulo 6º não é mais cardeal –mas sim o papa emérito Bento 16. "Quando um papa nomeia um cardeal, ele tende a escolher homens que pensam mais ou menos como ele.
Dos vinte e dois cardeais brasileiros, cinco são mineiros, quatro gaúchos, quatro catarinenses, quatro paulistas, dois pernambucanos, um cearense, um alagoano e um potiguar.