EQST

O Que Proteço Sobrecorrente?

O que é proteção sobrecorrente?

Um relé de proteção sobrecorrente é responsável pela liberação do disjuntor nos casos em que é detectado pelo dispositivo uma condição de funcionamento que fuja da normalidade.

Quais são os principais dispositivos de proteção contra sobrecorrente?

São três os principais dispositivos de proteção aplicáveis a instalações prediais: disjuntor termomagnético (DTM), diferencial residual (DR) e dispositivos de proteção de surto ou sobretensões (DPS).

Qual a aplicação do relé de sobrecorrente?

O relé sobrecorrente é um desses componentes que possui como finalidade identificar quando a corrente que passa no sistema elétrico está fora de padrão ou dos valores ajustados no rele de sobrecorrente, de modo que os valores estão iguais ou acima do nível máximo que é necessitado. ...

Como é chamado o dispositivo de proteção contra corrente de sobrecarga?

O disjuntor atua em função dos níveis da corrente elétrica que atravessa o sistema: quando ocorre alguma sobrecarga, o aparelho desarma e interrompe o funcionamento de toda a rede, impedindo danos ao próprio circuito e aos eletrônicos nele conectados.

O que é uma sobrecorrente?

Didaticamente falando, a sobrecorrente é circulação de excesso de corrente no circuito de um aparelho elétrico. Ou seja, de uma corrente que excede o valor nominal. É importante lembrar que dentro dessa categoria, há dois tipos de sobrecorrentes: o curto-circuito e a sobrecarga.

Qual é a função do relé de proteção?

Relés de proteção – Esse tipo de relé trabalha de acordo o funcionamento das correntes elétricas, podendo criar campos eletromagnéticos que podem causar mudanças de estados dos contatos, ligando ou desligando aquele dispositivo.

Como funciona um relé de distância?

Os relés de distância tradicionais fazem uma comparação entre a impedância aparente de sequência positiva medidas de um terminal da linha (o chamado terminal local) e a impedância característica de operação do relé, a fim de decidir entre a abertura da linha, ou não.

Como funciona o relé de subtensão?

São relés que operam quando a tensão do sistema cai abaixo de um valor preestabelecido ou ajustado. O número que expressa a função ANSI do relé de subtensão é o 27. A polarização do relé de subtensão é por tensão. A conexão do relé de subtensão é apresentada no esquema unifilar da Figura 5.

O que pode ocasionar sobrecorrente?

Fiação inadequada Uma fiação mal feita pode causar sobrecorrente nos motores. Caso a fiação tenha sido executada de forma incorreta, ela pode acarretar em curtos ou outros problemas. Os curtos podem causar arcos elétricos, e se não receberem a devida atenção, irão danificar o motor.

Qual a diferença entre sobretensão e sobrecorrente?

Sobrecarga: é a parte em excesso da carga em um equipamento operando a carga nominal ou plena carga. Corrente de falta: corrente que flui de um condutor para outro, ou para o terra, no caso de falta. ... Sobretensão: excesso de tensão sobre um equipamento operando a tensão nominal.

Quais são as funções do relé?

Os relés basicamente são dispositivos elétricos que tem como função produzir modificações súbitas, porém predeterminadas em um ou mais circuitos elétricos de saída. ... Resumidamente podemos dizer que todo relé se configura como um contato que abre e fecha de acordo com algum determinado fator ou configuração.

São dispositivos de proteção?

Os dispositivos de segurança mais comuns são os fusíveis e os disjuntores. Com finalidade de proteger a instalação, os fusíveis são feitos de chumbo e estanho, que se fundem quando atravessados por uma corrente elétrica maior que a suportada pelo circuito.

Quais são os dispositivos de controle?

Dispositivos de controle: são usados para medir diferentes parâmetros do circuito, como tensão elétrica e corrente elétrica. Os amperímetros, voltímetros e multímetros são exemplos de dispositivos de controle.

Quais são as principais funções dos relés a distâncias?

Exemplos: Um relé de distância só atua para defeitos calculados por impedância; Já um relé de sobrecorrente apenas para faltas que envolvam correntes anormais. Deste modo, é necessário um conjunto de relés e ligações complexas para que um determinado equipamento fique devidamente protegido.

O que é uma subtensão?

SUBTENSÃO: Essa é a tensão abaixo da nominal, também na faixa de 10%, mas é mais duradoura podendo ocorrer mais de 5 ciclos de onda senóide e durar algumas horas, visto que acontece nas horas de pico.

Quais são os tipos de perda que podem ocorrer em um motor?

5 Grandes Perdas (Eficiência de Mão de Obra)
  • 1 – Perdas por Falhas Administrativas: ...
  • 2 – Perdas por Falhas Operacionais. ...
  • 3 – Perdas por Desorganização. ...
  • 4 – Perdas por Logística. ...
  • 5 – Perdas de Tempo Devido à Medições e Ajustes Excessivos. ...
  • 6 – Perdas por Rendimento de Materiais. ...
  • 7 – Perda por Desperdício de Energia.
Mais itens...•11 de jun. de 2021