EQST

O Que O Perodo Pr Patognese?

O que é o período pré patogênese?

PERÍODO DE PRÉ-PATOGÊNESE Envolve, como já foi referido antes, as inter-relações entre os agentes etiológicos da doença, o suscetível e outros fatores ambientais que estimulam o desenvolvimento da enfermidade e as condições sócio-econômico-culturais que permitem a existência desses fatores.

O que é um período patogênico?

O período de patogênese é definido com as primeiras ações de um agente patogênico, com perturbações bioquímicas em nível celular, continuando em perturbações na forma e na função, evoluindo para um defeito permanente, cronicidade, morte ou cura.

O que é período pré-patogênico e patogênico?

No período pré-patogênico há a atuação dos fatores de risco ambientais no indivíduo que apresenta predisposição aos agressores. O período patogênico compreende as fases de: patogenia precoce, que precede a da precoce discernível, seguidas pelas fases da patogenia avançada e a da convalescença.

O que é pre patogênese é patogênese?

Período de Pré-patogênese: os eventos ocorrem em época ainda anterior à resposta biológica inicial do organismo. Período de Patogênese: processos ocorrem no interior do corpo humano.

Quando ocorre o período patogênese?

É o período da patogênese. Este período se inicia com as primeiras ações que os agentes patogênicos exercem sobre o ser afetado. Seguem-se as perturbações bioquímicas em nível celular, continuam com as perturbações na forma e na função, evoluindo para defeitos permanentes, cronicidade, morte ou cura.

O que é patogênese?

Desenvolvimento e origem das doenças e dos mecanismos que as provocaram.

É fase Pré-clínica faz parte do período pré-patogênico?

A fase pré-clínica faz parte do período patogênico. ( F ) Em doenças transmissíveis, o período de latência empírico inclui uma parte do período pré-patogênico. O período de latência inclui apenas período patogênico.

O que significa a palavra patogênese?

Desenvolvimento e origem das doenças e dos mecanismos que as provocaram.

Quais são os quatro níveis de evolução da doença no período de Patogênese?

Leavel & Clark (1976) vêem o período de patogênese como se desenvolvendo nos seguintes estágios: interação estímulo-hospedeiro, patogênese precoce, doença precoce discernível e doença avançada. Neste texto, serão considerados quatro níveis de evolução no período de patogênese: a) Interação estímulo-suscetível.

Qual a função da patogenia?

Patogenia é um ramo da patologia que se dedica a analisar a origem de um estado morboso. A sua finalidade é estudar os acontecimentos que se desencadeiam a partir da acção de um factor etiológico e que chegam até à manifestação da doença.

Quais os fatores envolvidos na patogênese viral?

Fatores virais relevantes para o sucesso da infecção:
  • Inóculo viral (conc. de vírus; propriedades do vírus)
  • Tropismo (susceptibilidade e permissividade)
  • Evasão das defesas do hospedeiro.
  • Idade.
  • Estado nutricional.
  • Status imune.
  • Genética.

Quais são os três grupos de fatores determinantes do período pré patogênico e as quatro fases de evolução do período patogênico?

No período pré-patogênico, distinguimos três grupos de fatores determinantes: fatores relativos ao agente; fatores relativos ao hospedeiro e fatores relativos ao meio.

Quais são os períodos da história natural da doença?

A história natural da doença, portando, tem desenvolvimento em dois períodos sequenciados: o período epidemiológico e o período patológico. No primeiro, o interesse é dirigido para as relações suscetível-ambiente, no segundo, interessam as modificações que se passam no organismo vivo.

Quais atividades de prevenção podem ser realizadas no período pré patogênico?

São ações destinadas a manter a qualidade de vida de indivíduos, famílias e comunidades de modo a evitar o desenvolvimento de diversos processos patogênicos. Exemplos: educação alimentar, incentivo à prática de atividades físicas, campanhas contra o uso de álcool e tabaco, etc.

Quais são os tipos de prevenção que podemos fazer no nível pré patogênico?

Exemplos: vacinação, exame pré-natal, quimioprofilaxia, eliminação de focos de vetores de doenças, fluoretação da água, distribuição de preservativos, adoção de medidas ergonômicas e ginástica laboral no ambiente de trabalho, etc.

O que é patogenia exemplo?

A psoríase, a tuberculose, a diverticulose e a sífilis, só para citar alguns exemplos, são transtornos que se desencadeiam por diferentes motivos, os quais podem ser estudados segundo a sua patogenia. As doenças que afetam os animais e que são investigadas e tratadas pelos veterinários também têm a sua patogenia.

Quais são as fases da história natural da doença?

Há duas fases no desenvolvimento da história natural da doença: pré-pato- # gênico, que acontece antes de o indivíduo adoecer, e o patogênico, quan- do o indivíduo já manifesta os sintomas da doença e deve ser tratado.