EQST

O Que O Ki-67?

O que é o Ki-67?

O Ki-67 (ou MIB-1) é um marcador utilizado na avaliação imunoistoquímica do câncer de mama. Trata-se de uma substância liberada durante a divisão celular. Portanto, os tumores que se dividem mais tem Ki-67 mais elevado.

O que quer dizer Ki-67 positivo?

Esse biomarcador Ki-67 é produzido durante a fase ativa da proliferação celular, ou seja, sua presença indica que a célula está em crescimento e divisão celular ativa.

O que é índice de proliferação celular?

A proliferação celular é a rapidez com que uma célula cancerígenas copia seu DNA e se divide em duas células. Se as células cancerígenas estão se dividindo mais rapidamente, significa que o tumor é mais agressivo. A taxa de proliferação das células cancerígenas pode ser estimada pelo exame Ki-67.

O que significa receptor de estrógeno positivo?

1) Receptor hormonal positivo (RH+): Quando há expressão destes receptores no tumor, o câncer de mama é chamado de positivo para os receptores hormonais (RH+). No caso de positividade, os hormônios (progesterona e/ou estrogênio) acabam atuando como um fator de crescimento e progressão para as células cancerosas.

O que é índice proliferativo?

O índice proliferativo é usualmente expresso pela porcentagem de núcleos corados, sendo útil no diagnóstico diferencial entre neoplasias benignas e malignas, em situações que a histopatologia não consegue claramente diferenciá-las.

Como interpretar Imunohistoquimica?

No exame imunoistoquímico o resultado pode ser negativo, inconclusivo ou positivo. Geralmente utiliza-se a escala com cruzes, que variam de 0 a 3. Os exames com zero cruzes ou 1+ são considerados negativos.

Como ler o resultado da Imunohistoquimica?

O resultado para esse exame é simples de entender: se der 0 ou +1, o tumor não possui superexpressão da proteína HER2. Se der +2, o resultado pode ser inconclusivo e é necessário confirmar com um segundo teste, o FISH. Se der +3, o paciente é HER2 positivo.

O que significa receptor de estrogênio?

O receptor de andrógeno é uma proteína existente no núcleo de determinadas células, à qual se ligam alguns hormônios femininos (os estrógenos). Esse receptor é normalmente encontrado em células do ovário e do endométrio.

O que significa exame imuno?

A imuno-histoquímica é um exame que permite detecção de antígenos específicos e imunofenotipagem de tecidos ou agentes infecciosos. É um exame muito útil na avaliação confirmatória de um determinado diagnóstico, podendo ser utilizado também na avaliação prognóstica de pacientes, especialmente na rotina oncológica.

O que é o exame imuno-histoquímica?

Refere-se ao processo de localizar antígenos (e.g. proteínas) em tecidos, explorando o princípio da ligação específica de anticorpos a antígenos no tecido biológico. A técnica imunohistoquímica se baseia numa reação antígeno-anticorpo.

Quais são os receptores de estrogênio?

Os receptores hormonais são moléculas existentes nas células que acoplam-se aos hormônios produzidos em diversas partes. Os Receptores de estrogênio (RE), e progesterona (RP), encontram-se na superfície celular de 2/3 dos tumores de mama, os chamados tumores luminais.

O que causa câncer hormonal?

Esses fatores incluem: história de menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos), menopausa tardia (após os 55 anos), primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade, uso de contraceptivos orais (estrogênio-progesterona) e terapia de reposição hormonal pós-menopausa (estrogênio-progesterona) (Silva ...

Para que serve o imuno histoquímico?

A imuno-histoquímica é um exame que permite detecção de antígenos específicos e imunofenotipagem de tecidos ou agentes infecciosos. É um exame muito útil na avaliação confirmatória de um determinado diagnóstico, podendo ser utilizado também na avaliação prognóstica de pacientes, especialmente na rotina oncológica.

Como é realizado o exame de imunohistoquímica?

No exame imunohistoquímico as amostras da biópsia são analisadas por meio de anticorpos monoclonais marcados com substâncias fluorescentes. Se o tumor contiver essa substância, o anticorpo se liga às células. Produtos químicos são, em seguida, adicionados de modo que as células com os anticorpos mudam de cor.