O basquetebol, ou simplesmente basquete, é um esporte coletivo praticado entre duas equipes. Ele é jogado com uma bola, onde o objetivo é inseri-la no cesto fixo que está localizado nas extremidades da quadra. Atualmente, o basquetebol é um dos jogos olímpicos mais populares no mundo.
Em 1891, Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield College, colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM), chamou o professor James Naismith até sua sala e lhe deu a incumbência de criar um jogo que fosse praticado dentro das instalações do ginásio da escola, essa solicitação culminou na criação do ...
No basquete, é possível perder peso, melhorar o condicionamento físico e respiratório, a coordenação motora e habilidade, fortalecer os músculos, além de ser divertido. E para conseguir todos esses benefícios, não há necessidade de jogar uma partida inteira. Só o treino de arremesso ou um jogo na rua já é suficiente.
- Uma melhor coordenação. - Uma maior concentração e uma espetacular rapidez de reflexos. - Também desenvolve a agilidade e as habilidades locomotoras, além de contribuir com uma grande resistência. - Como todos os esportes infantis, o basquete cuida e protege o sistema cardiovascular e melhora a resistência muscular.
O basquete é um esporte muito completo que permite a exploração de todo o corpo, de maneira a impulsionar a explosão física, assim como também, a força muscular. ... Além dos âmbitos físicos, o esporte permite o desenvolvimento psicológico advindo da integração social e o espírito de equipe.
As principais habilidades a serem desenvolvidas no basquete são a velocidade, equilíbrio, força, agilidade, flexibilidade, coordenação e condicionamento físico.
O armador é o organizador, o “cérebro” da equipe. É ele quem normalmente leva a bola da defesa para o ataque, observa o tipo de defesa da equipe adversária e escolhe a jogada ou movimento necessário para superá-la, através de códigos pré estabelecidos pelo técnico.
Esportes de invasão são modalidades esportivas como futebol, handebol, basquete, futsal, rugby, frisbee, futebol americano, polo aquático e hóquei. Nelas, as equipes têm o objetivo de conduzir um objeto, geralmente uma bola, a um local específico dentro da quadra de seu adversário.