Resposta: Mobilidade social significa o fenômeno em que um indivíduo (ou um grupo) que pertence a determinada posição social transita para outra, de acordo com o sistema de estratificação social. Existem dois tipos de mobilidade social: horizontal e vertical.
De acordo com a Enciclopédia Britannica, mobilidade social pode ser definida como o movimento de indivíduos, famílias ou grupos num sistema social hierárquico, geralmente definido pela estratificação social. Existem dois tipos de mobilidade social: a vertical e a horizontal.
mobilidade social é quando você saí de uma condição social à outra, exemplo: quando uma pessoa proveniente do campo passa, através dos estudos e trabalho, à classe média.
A mobilidade social pode ocorrer entre indivíduos de uma mesma geração (intrageracional) ou entre indivíduos de gerações diferentes (intergeracional), pode ser ascendente, ou seja, ser uma mudança positiva de posição na hierarquia, ou ser descendente, produzir perda de posição e status.
Conceito que explica as mudanças de estrato social no capitalismo. A mobilidade social pressupõe a existência de condições que possibilite aos sujeitos oscilar entre as posições sociais existentes no contexto em que vivem.
No caso de uma mobilidade intergeracional, as condições socioeconômicas da família de origem interferem também estatisticamente no destino das pessoas em termos de sua ascensão na hierarquia social. Os problemas raciais também são um grande fator que interfere na mobilidade social.
Numa sociedade de classes, a ascensão social por meio da escolaridade e do trabalho é possível. ... Enquanto fenômeno social depende de uma série de fatores e circunstâncias externas ao próprio indivíduo, ligadas ao contexto histórico, ao âmbito da economia, da política, dos governos, da capacidade técnico-científica.
São representados pela combinação de acontecimentos ou eventos num dado momento; circunstância, situação. Exemplo de uso da palavra Fatores conjunturais: Esse tipo de desemprego, como o próprio nome indica, depende de fatores conjunturais.
Significado de Conjuntural adjetivo Que se refere a ou próprio de conjuntura. Que está relacionado com certa conjuntura ou decorre a partir desta. Etimologia (origem da palavra conjuntural).
Quando se procura interpretar a crise, dois tipos são característicos: Crise Conjuntural ou Crise Estrutural. A Crise Conjuntural, quando tratada oportunamente, pode caracterizar-se como “uma marolinha”. ... A Crise Estrutural fragiliza os pilares da economia, exigindo, para correção, adequadas estratégias e táticas.
Enquanto o desemprego estrutural é causado pela adoção de novas tecnologias e processos, o conjuntural é gerado por crises econômicas internas ou externas. ... Quando a economia de um país se recupera, após o fim de uma crise, o desemprego conjuntural tende a diminuir.
Significado de Estrutural adjetivo Referente à estrutura, à maneira como algo é construído, organizado ou disposto: análise estrutural. Que tem seu lugar numa estrutura, num todo organizado: a corrupção em alguns países parece ser algo estrutural.
Dar estrutura a; organizar, dispor segundo uma ordem; construir: o arquiteto estruturava o projeto de construção da ponte.
A mecanização é o uso de ferramentas e sistemas mecânicos para reduzir o trabalho físico dos seres humanos, mas também pode-se referir ao uso delas para auxiliar uma operação humana.
Incentivado vem do verbo incentivar. O mesmo que: entusiasmado, estimulado, promovido, pungido, acoroçoado, animado, encorajado, incitado.
substantivo masculino Aquilo que estimula, incentiva; estímulo, incitamento: seu elogio foi um grande incentivo para o meu sucesso.
Incentivo: 1 animação, encorajamento, estimulante, fomento, força, impulso, incentivo, incitação, incitamento, influxo, inspiração, mola, motor, provocação, sugestão. Dignidade: 2 brio, decoro, dignidade, honra, nobreza, valor.