A socialização primária é a responsável por formar a base do indivíduo, é o primeiro contato deste com o mundo exterior. Já a socialização secundária impõe ao indivíduo submundos dos quais ele desconhece, com isso, percebe que existem outras culturas, outras ideologias além da dele.
Podemos destacar como instituições de reinserção as prisões, os educandários, os manicômios e os asilos. A prisão é a instituição responsável por manter os indivíduos que são classificados como perigosos. É uma Instituição de manutenção da ordem pelo cerceamento da liberdade de pessoas supostamente ameaçadoras.
As instituições de reinserção são aquelas que atuam na sociedade com o objetivo de colocar o indivíduo em um processo de mudança mediante algum erro perante a sociedade ou a busca pela reinserção.
Estamos tratando de instituições com a função de reinserir, ou ressocializar os indivíduos para a vida em sociedade. São exemplos de instituições de reinserção social as prisões e os educandários. ... Eles transmitem e fiscalizam a adequação dos indivíduos às normas sociais.
As principais instituições sociais são:
Conjunto de regras e normas estabelecidas para a satisfação de interesses coletivos: o Estado, o Congresso, uma fundação são instituições. Organização que, pública ou privada, busca resolver as necessidades de uma sociedade ou comunidade: instituições religiosas.