EQST

O Que Inadimplemento Relativo E Seus Efeitos?

O que é inadimplemento relativo e seus efeitos?

Já o inadimplemento relativo consiste no descumprimento da obrigação que, após descumprida, ainda interessa ao credor. A obrigação, neste caso, ainda pode ser cumprida mesmo após a data acordada para o seu adimplemento, por possuir, ainda, utilidade.

Qual a diferença entre inadimplemento absoluto e relativo?

As espécies de inadimplemento são: inadimplemento absoluto, que impossibilita o cumprimento da prestação; a mora, que é considerada um inadimplemento relativo, pois ainda existe a possibilidade do cumprimento da obrigação; violação positiva do contrato, que consiste na violação dos direitos laterais na relação ...

O quê inadimplemento relativo?

Quanto ao inadimplemento relativo, esse se apresenta nos casos de mora do devedor, ou seja, quando há o cumprimento da obrigação, mas esse é imperfeito, não respeitando a observância do tempo, lugar ou forma acordado entre as partes.

Quais as consequências do inadimplemento total?

As perdas e danos são devidas porque o inadimplemento de uma obrigação, seja ele absoluto ou relativo, causa um dano patrimonial ao cre- dor. As perdas e danos, como regra geral, abrangem o que o credor efetiva- mente perdeu e o que provavelmente deixou de lucrar (art. 402 do CC).

Quais as espécies de inadimplemento E o que é inadimplemento antecipado?

É chamado também de quebra antecipada do contrato e consiste em uma forma de extinção dos contratos por fato superveniente à sua celebração. Trata-se de uma causa de resolução antes do descumprimento contratual.

Quando ocorre o inadimplemento relativo?

Será inadimplemento relativo se o devedor se comprometer a substituí-lo e o credor puder recebê-lo a destempo. Será absoluto, porém, se a necessidade econômica do credor não comportar essa possibilidade.

Como se dá a responsabilidade pelo inadimplemento no Brasil?

Pelo inadimplemento das obrigações respondem todos os bens do devedor. Nos contratos benéficos, responde por simples culpa o contratante, a quem o contrato aproveite, e por dolo aquele a quem não favoreça. Nos contratos onerosos, responde cada uma das partes por culpa, salvo as exceções previstas em lei.

Qual é a definição de inadimplemento?

Significado de Inadimplemento substantivo feminino [Jurídico] Não cumprimento de um contrato ou de qualquer uma de suas condições; inadimplência. Ação ou efeito de inadimplir, de não cumprir o que se propôs a fazer ou realizar. Etimologia (origem da palavra inadimplemento).

Quais as consequências do inadimplemento total e do inadimplemento parcial das obrigações há diferença entre elas?

Diz-se total o inadimplemento quando a obrigação é inteiramente descumprida, enquanto o inadimplemento parcial tem lugar quando a prestação é entregue apenas em parte. Não se confundem o inadimplemento absoluto com o total, nem o parcial com relativo, este equivalente à mora.

Quais são as hipóteses de vencimento antecipado da dívida previstas no Código Civil?

333, do CC, que estabelece que o credor poderá cobrar dívida antes do vencimento quando: i) houver a falência do devedor ou concurso de credores; ii) se os bens, hipo- tecados ou empenhados, forem penhorados em execução por outro credor; ou iii) se cessarem ou se tornarem insuficientes as garantias de débito ...

O que é cláusula de vencimento antecipado?

O vencimento antecipado é o fenômeno contratual que antecipa a data do vencimento fixada. Assim, em determinadas circunstâncias, a dívida é considerada vencida, possibilitando ao credor exigir o cumprimento integral da obrigação.

Quem pode ser responsabilizado pelo inadimplemento?

Pelo inadimplemento das obrigações respondem todos os bens do devedor. Nos contratos benéficos, responde por simples culpa o contratante, a quem o contrato aproveite, e por dolo aquele a quem não favoreça. Nos contratos onerosos, responde cada uma das partes por culpa, salvo as exceções previstas em lei.