Os termos software de código livre e aberto, ou free and open source software (F/OSS, FOSS) em inglês, e software de código livre/libre/aberto, ou free/libre/open source software (FLOSS) em inglês, referem-se a um software que é duplamente livre e de código aberto.
Open source é um termo em inglês que significa código aberto. Isso diz respeito ao código-fonte de um software, que pode ser adaptado para diferentes fins. O termo foi criado pela OSI (Open Source Initiative) que o utiliza sob um ponto de vista essencialmente técnico.
Partindo de ideais de compartilhamento, as soluções open source têm uma contribuição fundamental para a inovação fora da indústria de software. Elas permitem a leitura, compartilhamento e redistribuição de diferentes programas, agregando benefícios como redução de custos e maior transparência para o usuário.
Ferramenta de programação ou software é um programa ou aplicativo que um programador utiliza para criar, depurar, manter, ou realizar algum outro tipo de apoio para a criação de outros programas e aplicativos.
1 – Liberdade de executar o programa para qualquer propósito; 2 – Liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para suas necessidades; ... Já o programa em código aberto, ou open source (em inglês), é aquele no qual o usuário pode modificar o código, de acordo com o que deseja usar.
Os Softwares Pagos são aqueles que têm um dono e o seu uso se dá mediante a uma licença comercial. Os Softwares Pagos não são diferentes comercialmente de qualquer outro produto. Software Gratuitos são aqueles que estão sob uma licença livre e que seu uso e distribuição são permitidos a todos.
Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software.
Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades. ... Alguns exemplos de software livre para uso pessoal com grande distribuição são: Linux (sistema operacional GNU/Linux), The GIMP (editor de imagens), Mozilla Firefox (navegador web), entre outros.
Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições. ... São programas de redação de textos, tabelas, banco de dados e muito mais. Basta entrar no site e baixar em seu computador.
O que é software livre Software livre é qualquer programa de computador construído de forma colaborativa, via internet, por uma comunidade internacional de desenvolvedores indepen – dentes. São centenas de milhares de hackers, que negam sua associação com os “violadores de segurança”.
Software não livre é qualquer software que não é livre. Seu uso, redistribuição ou modificação é proibido, ou requer que você peça permissão, ou é restrito de tal forma que você não possa efetivamente fazê-lo livremente.
O Que São Sistemas Operacionais Livres? Esses sistemas são aqueles que têm distribuição gratuita, ou seja, você não precisa pagar para utilizá-lo na sua máquina. O mais famoso dentre esses sistemas é com certeza o Linux.
Richard Stallman
Exemplos. Alguns softwares proprietários são o Microsoft Windows, o Microsoft Office, o RealPlayer, o Adobe Photoshop, o Mac OS, o iOS o WinZip, entre outros.