Os dois grandes objetivos que caracterizaram as Grandes Navegações foram: Descobrir novas rotas comerciais para a Índia e extremo oriente; Descobrir outras terras e fontes de riquezas no além-mar.
Chamam-se Grandes Navegações as expedições marítimas realizadas por europeus entre os séculos XV e XVI. ... Diversos fatores possibilitaram a Grandes Navegações como o aprimoramento das técnicas de navegação, a necessidade de metais preciosos e de se descobrir um novo caminho marítimo para as Índias.
A principal consequência das Grandes Navegações dos Séculos XV e XVI foi a expansão do domínio dos povos europeus para novas regiões do mundo, de modo que colonizaram um continente inteiro, fazendo com que civilizações nativas da região desaparecessem, se tornando grandes potências globais.
Consequências das Grandes Navegações consolidação do comércio como uma das bases econômicos do período moderno, ... maior valorização de Portugal e Espanha nas questões econômicas, começo da escravização e do comércio de africanos, início dos processos de colonização de territórios em vários continentes.
As principais consequências das expansões marítimas do século XV e XVI foram: formação das colônias europeias no ultramar, principalmente na América; crescimento do comércio internacional de produtos tropicais; extermínio de milhões de indígenas por guerras, doenças e migração forçada; criação do mais sólido mercado ...
– Houve uma transferência do eixo econômico europeu do Mediterrâneo para o Atlântico – Indico, havendo assim um crescimento dos países ibéricos e um declínio das cidades mercantis italianas. ... – Uma das conseqüências também foi que a burguesia mercantil nos países atlânticos, conseguiu se desenvolver.
Expansão Marítima é o nome dado ao fenômeno ocorrido entre os séculos XV e XVII, quando inúmeras expedições partiram das grandes potências européias na busca por alcançar as terras no Extremo Oriente.
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
Resposta. Os objetivos primordiais eram dois: o comércio com as oriente por especiarias e seda, e a descoberta de novos territórios.
Resposta: A busca de matéria prima, mercado consumidor e fins religiosos impulsionaram a expansão marítima nos séculos 15 (XV) e 16 (XVI). Outro fator determinante foi a busca por especiarias tornando Portugal pioneiro nas Grandes Navegações.
Resposta: É direta a relação da expansão marítima com o "descobrimento do Brasil", visto que foi com base no advento das Grandes Navegações e da expansão marítima portuguesa que o Brasil foi descoberto pelos portugueses e posteriormente colonizado.
Resposta: o termo descobrimento do Brasil é equivocado pois quando os portugueses chegaram a nossa pátria, o Brasil já tinha habitantes, essa descoberta, na verdade só foi inovação para os portugueses assim que chegaram, pois antes deles, haviam índios habitando o Brasil.
Porque não foram os portugueses que descibriram o Brasil,pelo fato de que o Brasil era habitado peos índios ,ou seja,os portugueses apenas encontraram o Brasil,pois o mesmo havia sido descoberto pelos índios .
Resposta. Explicação: Após a deflagração da Revolução de Avis, Portugal passou por um processo de mudanças onde a nacionalização dos impostos, leis e exércitos favoreceram a ascendência das atividades comerciais de sua burguesia mercantil.
O meme consiste em uma forma de linguagem com elevado potencial para promover uma comunicação eficiente. Esse trabalho, que foi realizado de forma individual ou em grupo pelos sétimos anos, consistiu em apresentar um meme atribuído a um navegador famoso no processo de expansão marítima. ...
Sobre a relação entre o desenvolvimento da ciência moderna e da expansão marítima europeia, o texto nos permite concluir que: (2 Pontos) A) A ciência moderna possui uma dívida histórica com a expansão marítima, pois sem esta ela não teria se desenvolvido.
Resposta: As especiarias seriam conseguidas através do comercio marítimo com cidades do oriente. ... As especiarias como cravo da índia, seda, pimenta do reino e outros artigos renderiam um bom preço no mercado europeu e justificariam tais avanços técnicos assim como os investimentos e as possíveis perdas de vidas no mar.
substantivo feminino Condimento alimentar extraído de uma planta. As especiarias têm sabor odor picantes. Algumas são valorizadas por seu gosto outras por seu cheiro. As especiarias mais comuns são pimenta, a noz-moscada, o cravo, o gengibre, a pimenta-da-jamaica, o macis, a mostarda e a canela.
Resposta. A expansão marítima europeia foi um processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII que ajudou a Europa a superar a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações houve uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.
Entre os séculos XV e XVIII os europeus iniciaram um grande empreendimento marítimo que ficou conhecido como expansão marítima europeia. Isso só foi possível quando no final da Idade Média o feudalismo sofreu profundas transformações e abriu espaço para uma nova estrutura econômica baseada no lucro.
A expansão marítimo-comercial pode ser considerada um marco da modernidade européia. Foi a partir dela que o capitalismo se desenvolveu como catalisador dos interesses da burguesia, da nobreza, do rei e mesmo da Igreja Católica. ... Dois interesses se destacaram num primeiro momento: o da burguesia e o do rei.
Resposta: Expansão Marítima é o nome dado ao fenômeno ocorrido entre os séculos XV e XVII, quando inúmeras expedições partiram das grandes potências européias na busca por alcançar as terras no Extremo Oriente.
Resposta. Especiarias era temperos usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. ... Eram valorizadas pois nao podiam ser cultivadas na Europa devido ao clima frio, com isso as grades navegaçoes cuidavam em ir a busca dessas especiarias para ser comercializada no comercio local europeu.
(IFCE 2020) São fatores relacionados à Expansão Marítima entre os séculos XV e XVII. A) intensa crise no Estado Nação e na centralização política.
A Europa foi capaz de se expandir pelos mares nos séculos XV e XVI pois havia acumulado, durante séculos, capital por meio do comércio efetuado no Mar Mediterrâneo, além de acumular experiência com as escolas de navegação e já contar com alguns Estados unificados, como Portugal e Espanha.
no caso podemos afirmar que a expansão marítima ocorrida nessa época se deu principalmente porque os países da Europa buscavam novas rotas de comércio com o oriente, tendo em vista que poucos países já haviam dominado essas rotas. nesse quesito, o primeiro a se lançar ao mar foi Portugal seguido pela Espanha.
Resposta. Resposta: Ao se formar um Estado Nacional Moderno através de uma aliança entre rei e burguesia com poder centralizado nas mãos do monarca investia-se nas Grandes Navegações. Portanto, era necessário um Estado centralizado para gerenciar a expansão marítima comercial.
Aliança entre Rei + Burguesia (com a Revolução de Avis); Localização geográfica favorável; Motivação comercial; Avanços técnicos: bússola, astrolábio, mapas, etc.
Foi fator relevante para o pioneirismo português na expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV e XVI: a)a precoce centralização política,somada a existência de um grupo mercantil interessado na expansão e a presença de técnicos e sábios,inclusive estrangeiros.
O processo de centralização política de Portugal se deu pela Aliança do rei com a burguesia mercantil, a burguesia mercantil sustentava o exército em troca de liberdade de comércio.