EQST

O Que Foi A Perspectiva De Intenço De Ruptura Do Serviço Social?

O que foi a perspectiva de intenção de ruptura do Serviço Social?

A terceira perspectiva é a intenção de ruptura, esta almejava romper totalmente com o Serviço Social tradicional, propunha uma quebra quer com seus procedimentos metodológicos, ideológicos e teóricos, com o seu conservadorismo, a tradição positivista.

Quais são as bases sociopolíticas da perspectiva de intenção de ruptura?

As bases sociopolíticas da perspectiva da intenção de ruptura estavam contidas e postas na democratização e no movimento das classes exploradas e subalternas derrotadas em abril.

Quando houve a ruptura do Serviço Social?

Outro aspecto a ser considerado no processo de ruptura com o conservadorismo, e pouco estudado, foi a forte atuação do movimento estudantil em Serviço Social após o golpe militar de 1964 e que se estendeu até 1968.

Quais são as três vertentes do Serviço Social?

Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.

Em que ano houve a ruptura do conservadorismo do Serviço Social?

de 1980 Historicamente o Serviço Social está em constante mutação, O Serviço Social atrelado à Igreja Católica na década de 30 até os dias atuais sofreu diversas mudanças. Sua principal mudança foi na década de 1980 com a ruptura com o conservadorismo e a instalação do projeto ético-político, primordial para a profissão.

Quais são as três vertentes do serviço social?

Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.

Quais as principais correntes teórico-metodológicas do serviço social?

Diante desse cenário de pauperismo podemos destacar dois entendimentos teórico-metodológicos que emergiriam para a compreensão da Questão Social: 1) resignação, baseado no pensamento de Auguste Comte (1798 – 1857) - positivismo, e 2) a perspectiva supressão da ordem burguesa, baseado no pensamento de Marx e Engels.

Quais as três tendências do processo de renovação do Serviço Social brasileiro?

Segundo José Paulo Netto (2007), o movimento de renovação do Serviço Social no Brasil é dividido em três tendências: A Perspectiva Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e a Intenção de Ruptura.

Quais foram os encontros importantes para a renovação do Serviço Social?

A perspectiva modernizadora do Serviço Social foi consolidada em dois Seminários de Teorização do Serviço Social: o Seminário de Araxá (em 1967) e o Seminário de Teresópolis (em 1970). Estes seminários foram organizados pelo Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social (CBCISS).

Quais as principais vertentes do Serviço Social?

Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.

Quais as principais vertentes do movimento de renovação do Serviço Social?

Segundo José Paulo Netto (2007), o movimento de renovação do Serviço Social no Brasil é dividido em três tendências: A Perspectiva Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e a Intenção de Ruptura.

O que foi a ruptura do conservadorismo?

implantação do Código de ética de 1993 O declínio da ditadura militar, a instalação da constituição de 1988 e a conciliação de ideias de profissionais Assistentes Sociais marcaram o fim do conservadorismo na profissão.

Quais são as três dimensões do Serviço Social?

Iamamoto (2000) ao analisar os desafios postos ao Serviço Social aponta três dimensões que devem ser de grande importância na atuação do profissional assistente social, a dimensão técnico- operativa, a dimensão ético-política e a dimensão teórico-metodologica.

Qual o principal elemento do processo de renovação do Serviço Social?

Há quatro aspectos que sinalizam os nós mais decisivos do processo de renovação do Serviço Social: a instauração do pluralismo teórico, ideológico e político; a diferenciação das concepções profissionais; inserção do Serviço Social na interlocução acadêmica e cultural como protagonista que tenta cortar com a ...

O que foi a perspectiva de reatualização do conservadorismo?

A reatualização do conservadorismo recusa o positivismo e os incipientes debates sobre a teoria marxiana no interior da profissão, e resgata o traço microscópico da profissão, pois "trata-se de uma 'cientificidade' evanescente, onde, em nome da 'compreensão', dissolvem-se quaisquer possibilidades de uma análise ...

O que é a dimensão teórico-metodológica do Serviço Social?

A dimensão teórico-metodológica consubstancia-se na interlocução entre história, teoria e método, requerendo, para tanto, conhecimento que apreenda a realidade em seu movimento dialético, no qual e por meio do qual se engendram como totalidade as relações sociais que configuram a sociedade.

O que é o projeto ético-político do Serviço Social?

O projeto ético-político no Serviço Social tem como núcleo a liberdade como valor ético central, compromisso com a autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais, a defesa intransigente dos direitos humanos, bem como, a defesa radical da democracia e da cidadania.