Além da limpeza, você deve levar o seu pet a uma clínica veterinária para uma consulta com um oftalmologista veterinário, que periodicamente avaliará a saúde ocular do seu cão através de exames oftalmológicos.
Frequentemente confundida com a catarata, que provoca uma mancha mais esbranquiçada, a principal condição ocular caracterizada pelo aspecto azulado dos olhos é a chamada esclerose do cristalino. Muito comum em cães mais velhos, ela ocorre devido ao espessamento e enrijecimento naturais do cristalino.
Catarata. A catarata é vista como a principal doença que causa cegueira em cães. Surge, aos poucos, uma opacidade na íris dos olhos dos cachorros — sendo que, na maioria, é adquirida por herança genética. O problema pode ter início aos 6 anos em cães grandes e gigantes e aos 9 anos em cães pequenos e médios.
Cachorro com olho vermelho e remelando pode ser conjuntivite Assim como os humanos, os cãezinhos também podem desenvolver a conjuntivite. Esse problema no olho do cachorro trata-se de uma inflamação da membrana conjuntiva que pode ser causada por vírus, bactérias ou substâncias tóxicas.
As secreções são facilmente removidas com uma limpeza simples utilizando um pedaço de algodão limpo ou gaze (os olhos são sensíveis ao atrito, por isso não esfregue o algodão ou gaze durante a limpeza) com soro fisiológico estéril (vendido em qualquer farmácia) ou com produtos pets para a higienização da região ...
Os principais sintomas da leishmaniose visceral em humanos são febre intermitente por semanas, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramento na boca e nos intestinos.
Principais sintomas
Além dos sinais clínicos, existem exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico. Entre eles destacam-se os testes sorológicos (Elisa e reação de imunofluorescência), e de punção da medula óssea para detectar a presença do parasita e de anticorpos.
O diagnóstico é feito pela demonstração de parasitas em amostras ou culturas e, cada vez mais, por ensaios baseados em PCR em centros de referência. Sorologia pode ser útil no diagnóstico da leishmaniose visceral, mas não da forma cutânea.