1. Relativo ao dorso (ex.: face dorsal). 2. Relativo às costas ou à parte posterior do corpo humano (ex.: região dorsal).
Em anatomia, a região ventral é a face anterior ou inferior de uma estrutura anatômica. A maioria dos animais metazoários apresentam algum tipo de diferenciação entre duas faces do corpo e orientam a sua posição de acordo com essas duas partes: a parte dorsal e a parte ventral (de "ventre", que significa abdómen).
Classicamente o corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros. A cabeça se divide em face e crânio. O tronco em pescoço, tórax e abdome. Os membros em superiores e inferiores.
É dividida em anatomia macroscópica e anatomia microscópica; Seu estudo começou há 500 a.C.com dissecação de animais; Leonardo da Vinci é um dos grandes nomes dos estudiosos da anatomia humana; A anatomia do corpo humano tem algumas características, como: posição anatômica, planos anatômicos e eixos anatômicos.
Atualmente, a Anatomia pode ser subdividida em três grandes grupos: Anatomia macroscópica, Anatomia microscópica e Anatomia do desenvolvimento.
- Anatomia Funcional - estuda as funções dos órgãos do corpo humano. É também chamada de Anatomia Fisiológica. - Neuroanatomia - voltada para o estudo do sistema nervoso. - Anatomia Morfológica - estuda as formas externas do corpo humano.
Podemos resumir a organização do nosso corpo da seguinte maneira: -Diversas células juntas e realizando uma determinada função formam os tecidos. -Os tecidos, por sua vez, reúnem-se e formam órgãos. - Esses órgãos formam sistemas que trabalham em prol de um mesmo objetivo.
Na maioria dos seres vivos, há grupos de células reunidas para executar determinada função; são os tecidos. Estes formam os órgãos, que se organizam em sistemas. ... Forma-se assim um conjunto - constituído por seres vivos e pelos fatores físicos e químicos - chamado de ecossistema.
A organização das células para formar o ser vivo funciona da seguinte forma: o conjunto de células forma um tecido, o conjunto de tecidos forma um órgão, o conjunto de órgãos forma um sistema e o conjunto de sistemas forma um organismo.
Quanto à organização, acredita-se que os primeiros seres vivos eram unicelulares, procariontes, anaeróbios e dotados de uma estrutura bastante simples. A hipótese mais aceita para o surgimento de células eucariontes, mais complexas, é a da endossimbiose.
Origem das Células – Vida. ... Admite-se que as primeiras células que surgiram na terra foram os procariontes. Isso deve ter ocorrido há 3,5 bilhões de anos, no começo do período pré-cambiano. Naquela época a atmosfera provalvelmente continha vapor de água, amônia, metano, hidrogênio, sulfeto de hidrogênio e gás carbônico.
Uma vez que a vida tivesse acumulado energia química da água, segundo Russell e Martin, ela começava a criar moléculas como o RNA. Eventualmente, ela teria criado sua própria membrana e se transformado em uma célula real, escapando das paredes rochosas e porosas do respiradouro seguindo rumo ao oceano.
Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva. Segundo alguns estudos, os sucessores do Australopithecus foram os Homo habilis (2,4 milhões de anos) e o Homo erectus, o qual haveria surgido há aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás.