O que ex ante ex post? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Ex-ante é um termo do Latim. Ele quer dizer “antes do fato”. Ao contrário do ex-post, onde a avaliação é feita com base nos dados do passado, o ex-ante é uma expectativa em relação a eventos futuros, o que o torna mais subjetivo. Como exemplo da aplicação da análise ex-ante, temos a avaliação de uma empresa.
O que é avaliação ex post?
A avaliação ex post é um instrumento relevante para a tomada de decisões ao longo da execução da política – dizendo ao gestor o que aprimorar e, em alguns casos, como fazê-lo –, bem como para a melhor alocação de recursos entre as diferentes políticas públicas setoriais.
O que significa o termo Ex-ante?
Ex-ante é uma expressão em latim que significa algo baseado em prognóstico e em suposição, sendo fundamentalmente subjetivo e estimativo.
Qual a diferença entre a avaliação executiva e a avaliação de impacto de uma política pública?
Cotta (1998) sugere uma distinção dentro da avaliação de impactos ou resultados. Entende que uma avaliação de resultados possui o objetivo de aferir a interferência no cenário do público-alvo, enquanto que uma avaliação de impactos tem o objetivo de captar os reflexos desta interferência.
Como usar Ex-ante?
Trata-se de latinismos, e por isso não levam hífen: ex ante e ex post. O Dicionário Houaiss regista ambas as locuções adjectivas. Ex ante: «baseado em suposição e prognóstico, sendo fundamentalmente subjectivo e estimativo».
Como se avaliar uma política pública?
A avaliação de políticas públicas, executada como um processo sistemático, integrado e institucionalizado, tem como premissa básica verificar a eficiência dos recursos públicos e, quando necessário, identificar possibilidades de aperfeiçoamento da ação estatal, com vistas à melhoria dos processos, dos resultados e da ...
Como se escreve Ex positis?
Ex positis é uma expressão do latim que significa "do que foi exposto", "das coisas estabelecidas" ou "o que foi assentado". Esta é uma expressão utilizada principalmente no âmbito jurídico, como uma locução conclusiva depois da apresentação de uma série de argumentações.
O que é avaliação de uma política pública?
A avaliação de políticas públicas, executada como um processo sistemático, integrado e institucionalizado, tem como premissa básica verificar a eficiência dos recursos públicos e, quando necessário, identificar possibilidades de aperfeiçoamento da ação estatal, com vistas à melhoria dos processos, dos resultados e da ...
Qual é a importância da avaliação executiva de uma política pública?
A avaliação de políticas públicas é uma prática que agrega transparência à Administração Pública, que torna mais eficiente o gasto do governo e que, em última instância, honra o cidadão pagador de tributos.
É o instrumento de racionalidade para a tomada de decisões ao longo da execução da política dizendo ao gestor o que é como aprimorar a política pública?
= Análise ex ante b) É o instrumento de racionalidade para a tomada de decisões ao longo da execução da política - dizendo ao gestor o que e como aprimorar a política pública.
Quais são os padrões de avaliação das políticas públicas?
São três tipos: ex-ante, intermediária e ex-post. ... E tem ainda a avaliação ex-post, após o encerramento da intervenção, e possibilita examinar o êxito da política, a eficiência e eficácia do programa, e o desempenho dos sistemas de gestão e monitoramento utilizados.
Quais são os critérios para a avaliação de uma política pública?
Os critérios da avaliação de políticas públicas mais comuns (primeiro objetivo específico) são: eficiência; eficiência alocativa; eficiência econômica; eficiência administrativa; eficácia; impacto (ou efetividade); efetividade social; efetividade institucional; sustentabilidade; análise custo-efetividade; satisfação do ...