Área da Biologia que estuda a hereditariedade A Genética é a área da ciência que estuda o processo de transmissão de características físicas e biológicas de um indivíduo para outro, chamado de hereditariedade. De origem grega, a palavra genética significa “fazer nascer”.
Outubro de 2020 marca o 30o aniversário do lançamento do projeto genoma humano (Human Genome Project – HGP), que tinha como objetivo principal identificar todos os genes humanos e torna-los acessíveis à estudos futuros, além de determinar a sequência completa de bases de DNA no genoma.
A principal importância da variabilidade genética é que através dela ocorre a evolução e adaptação dos organismos ao ambiente. ... A perda da variabilidade genética dimunui a possibilidade das populações se adaptarem em resposta às mudanças ambientais.
Resposta. A hereditariedade permite que as pessoas tenham descendencia mas tambem que durante a hereditariedade vai havendo a variabilidade genetica que é a diferenciação das características do ser em relação ao ambiente.
"A genética médica tem uma aplicação muito grande na prevenção, diagnóstico, e tratamento das doenças hereditárias, ou seja, aquelas que se transmitem dentro de uma família, com forte componente genético. È muito importante nas doenças hereditárias, principalmente nas patologias congênitas.
A genética é importante na agropecuária pois é através dela que se é escolhido o melhor produto para ser cultivado, sem risco de erros.
A utilização da informação genética permite que a qualidade de vida apresente um avanço quantitativo e qualitativo, baseando-se em melhores medicamentos, novos diagnósticos, seleção de espécies mais rentáveis e produtivas para a agricultura e a pecuária.
Os conhecimentos desenvolvimentos na genética têm atualmente múltiplas aplicações, como a prevenção e o tratamento de doenças, o reconhecimento de identidades e o melhoramento animal e vegetal. Citogenética – estudo dos cromossomos. Genética molecular e bioquímica – estudo da estrutura de genes.
Aplicações da engenharia genética Esta tem aplicação na medicina, na pesquisa, na indústria e na agricultura, e, pode ser usada em diversas de plantas, animais e micro-organismos.
Genética é a especialidade da biologia que estuda os genes, a hereditariedade e a variação dos organismos e a forma como estes transmitem as características biológicas de geração para geração.
Genética é o estudo da hereditariedade. A hereditariedade é um processo biológico em que os pais transmitem certos genes aos seus filhos ou descendentes. Toda criança herda genes de ambos os pais biológicos e esses genes, por sua vez, expressam características específicas.