EQST

O Que Diz O Cdigo De Tica Do Assistente Social?

O que diz o Código de Ética do assistente social?

É também, via Código de Ética de nossa categoria, que as/os Assistentes Sociais defendem a liberdade, a democracia e a cidadania; além dele reforçar o nosso combate a todas as formas de opressão, discriminação e preconceito.

São princípios do Código de Ética do assistente social de 1993?

O Código de Ética profissional do assistente social, em vigor desde 1993, pauta o exercício profissional pelo compromisso com princípios fundamentais. ... Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes − autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.

Quantos são os princípios fundamentais do Código de Ética do serviço social?

11 princípios fundamentais do Código de Ética do assistente social.

Como fazer a referência do Código de Ética do assistente social?

REFERENCIAS: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Código de ética Profissional do Assistente Social. Brasília, 1993.

Quais são os deveres de uma assistente social?

8º - São deveres do assistente social: a) programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente; b) denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes deste Código, mobilizando, ...

Qual foi o primeiro código de ética do serviço social?

1947 O primeiro Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social elaborado/promulgado em 1947 é sucinto (CFESS, 2016. Código de ética profissional dos assistentes sociais 1947.

Quais os princípios do Código de Ética Profissional?

O código de ética deve conter normas que abordem no mínimo quatro áreas: competência, sigilo, integridade e objetividade. O código de ética permite que a profissão de contados declare seu propósito de: cumprir as regras da sociedade, servir com lealdade e diligência, respeitar a si mesma.

Quais os princípios fundamentais do Código de Ética Médica?

Esses autores propõem quatro princípios bioéticos fundamentais: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. O princípio da autonomia requer que os indivíduos capacitados de deliberarem sobre suas escolhas pessoais, devam ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão.

Qual o valor ético central contido no atual Código de Ética do assistente social?

O Código de 1993 indica um dever ser, ou seja, uma direção para as ações profissionais. O reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais, por isso, esse é o principio fundamental deste código de ética.

Como fazer referência de um código de ética?

Código de ética médica. Resolução nº 1.246/88. Brasília: Tablóide, 1990. CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFM - Brasil).

Qual é o papel de uma assistente social?

O que os Assistentes Sociais Fazem? Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.

Quais são os deveres de um profissional?

Deveres do trabalhador
  • Cumprir e acatar as ordens do serviço;
  • Ser pontual e assíduo (não faltar ao trabalho);
  • Fazer exames médicos;
  • Usar medidas de proteção;
  • Respeitar chefes e colegas;
  • Guardar os segredos da empresa;
  • Manter os ambientes que utilizar sempre limpos;
  • Zelar pela integridade do material de trabalho;
Mais itens...•7 de dez. de 2017

Quando foi criado o Código de Ética do Serviço Social?

3 - O primeiro Código de Ética Profissional do Assistente Social foi elaborado pela ABAS – Associação Brasileira de Assistentes Sociais, em 1948. A partir da criação do CFAS, em 1962, um novo Código é aprovado em 1965, passando a ter um caráter legal, assim como as reformulações posteriores em 1975, 1986 e 1993.

Em que ano foi criado o Conselho de Serviço Social?

agosto de 1957 3252 de 27 de agosto de 1957, somente em 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais. Hoje com a edição da Lei 8662 de 08 de junho de 1993 - Conselho Federal e Regionais de Serviço Social.

Quais os princípios básicos de um código de ética?

Princípios Básicos do Código de Conduta Ética confiabilidade (honestidade, integridade, lealdade); respeito (direitos humanos); responsabilidade (assumir as responsabilidade pelos atos decorrentes de suas atividades); ... cidadania (obedecer à lei).

O que é o código de ética profissional?

O Código de Ética Profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. Este código é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.

Quais são os princípios que norteiam o sigilo médico paciente?

O sigilo médico, como o sigilo profissional em geral, importa em necessária proteção à intimidade do paciente, sendo garantido pela Constituição Federal em apreço ao direito à intimidade, e, consequentemente, ao princípio da dignidade da pessoa humana.

O que diz o Código de Ética Médica?

I - O presente Código de Ética Médica contém as normas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício de sua profissão, inclusive nas atividades relativas a ensino, pesquisa e administração de serviços de saúde, bem como em quaisquer outras que utilizem o conhecimento advindo do estudo da medicina.

Qual é o princípio central do projeto ético-político profissional do Serviço Social?

O projeto ético-político no Serviço Social tem como núcleo a liberdade como valor ético central, compromisso com a autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais, a defesa intransigente dos direitos humanos, bem como, a defesa radical da democracia e da cidadania.

Como deve ser a postura ética do assistente social?

O Projeto Ético-Político do Serviço Social. A prática profissional é norteada pelos princípios e direitos prendidos na Constituição de 1988 e na legislação complementária referente às políticas sociais e aos direitos da população. Não pode existir nenhum tipo de discriminação no atendimento profissional.