EQST

O Que Determina Ser Um Bem Cultural?

O que determina ser um bem cultural?

Assim, por força do artigo 14.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, consideram-se bens culturais os bens móveis e imóveis que representem testemunho material com valor de civilização ou de cultura, por serem portadores de um interesse cultural relevante (diz o artigo 2.º).

Qual a diferença entre bem cultural e patrimônio cultural?

É um conceito proveniente da sociologia. Já o patrimônio cultural é o conjunto de bens de uma cultura que adquirem valor histórico e de identidade para aquele determinado local ou comunidade, podendo ser materiais ou imateriais.

Quais são os bens culturais?

Para fins da presente Convenção são considerados como bens culturais, qualquer que seja a sua origem ou o seu proprietário: a) Os bens, móveis ou imóveis, que apresentem uma grande importância para o patrimônio cultural dos povos, tais como os monumentos de arquitetura, de arte ou de história, religiosos ou laicos, ou ...

Quais são os Patrimônio culturais?

O Brasil tem 14 Patrimônios Culturais da Humanidade declarados pela Unesco:
  • Cidade Histórica de Ouro Preto (MG)
  • Centro Histórico de Olinda (PE)
  • Centro Histórico de Salvador (BA)
  • Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (MG)
  • Ruínas de São Miguel das Missões (RS)
  • Brasília (DF)
  • Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)
Mais itens...•21 de jan. de 2021

Quais os tipos de bens culturais?

Tipos de Patrimônios Culturais São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.

O que determina se um bem cultural pode ser considerado um patrimônio cultural?

O que determina se um bem cultural é ou não patrimônio histórico cultural são a sua relevância histórica para a formação identitária da cultura de um povo e a importância da preservação desse bem para a consequente manutenção cultural daquele povo.

Qual é a diferença entre património cultural e material e patrimônio cultural imaterial?

Falando em patrimônio cultural, por exemplo, temos manifestações culturais que compõem um conjunto patrimonial material, como construções e obras de arte, e um conjunto patrimonial cultural imaterial, como festas, festivais, danças, músicas e estilos musicais, culinária etc.

Qual a relação entre o conceito de cultura e patrimônio?

Os museus são instituições culturais que selecionam, conservam, guardam, documentam e expõem os patrimônios. Os patrimônios, por sua vez, são construções culturais provenientes de uma coletividade, que permite assentar/ reivindicar determinada identidade cultural, verificando de diversas formas sua autenticidade.

O que é um bem artístico?

Estes bens podem ser: fotografias, livros, acervos, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, bairros, cidades, regiões, florestas, cascatas.

Quais são os tipos de patrimônio cultural material?

Patrimônios Materiais: Que são os bens tangíveis, constituídos de obras arquitetônicas, esculturas, pinturas, vestígios arqueológicos e demais elementos com valor histórico, artístico e científico.

O que é preservação do patrimônio?

A sensibilização e conscientização do por que e como preservar deve ser realizada através de políticas públicas que envolvam as comunidades e os agentes que se relacionam com os bens portadores da memória coletiva e da identidade cultural dos diversos grupos sociais. ...

Quais são os dois tipos de patrimônio cultural?

A Cultura Material e Imaterial representam os dois tipos de patrimônio cultural, e que juntos constituem a cultura de determinado grupo. A cultura material está associada aos elementos materiais e, portanto, é formada por elementos palpáveis e concretos, por exemplo, obras de arte e igrejas.

O que é património material e patrimônio cultural?

Segundo o Decreto-Lei nº 25/1937, patrimônio material é o conjunto de bens culturais móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.