A primeira opção é o reuso, quando peças em funcionamento são utilizadas no conserto de outros aparelhos. O segundo caminho é a reciclagem, destino de fios, metais ferrosos e não-ferrosos, alguns tipos de plástico e de borracha.
O que fazer com equipamentos eletrônicos sem utilidade?
Para não provocar danos ambientais é preciso descartar o lixo eletrônico em locais apropriados, que podem ser empresas especializadas, cooperativas de reciclagem ou centros de estudos – escolas e universidades – com projetos voltados ao descarte de lixo e ao meio ambiente.
Se você for descartar eletroeletrônicos, não desmonte os produtos. Coloque-o no coletor inteiro. Se o aparelho tiver bateria de lítio, como em celulares, notebook, etc, deixe-a dentro do produto e descarte na área para eletroeletrônicos.
Confira a seguir 6 formas de reduzir o lixo eletrônico:
Você precisa procurar um lugar para deixar seu lixo eletrônico. Não é papel da prefeitura recolhê-lo na sua casa, com o lixo comum e o reciclável. Segundo uma lei de 2010, chamada de Política Nacional de Resíduos Sólidos, cabe às empresas a responsabilidade de coletar e reciclar o lixo eletrônico.
Existem pontos de entrega voluntária em locais como shopping centers, redes de supermercados, lojas de equipamentos eletrônicos e de materiais de construção, entre outros, onde é possível deixar o lixo eletrônico para que seja coletado por gerenciadoras de logística reversa e encaminhado para destinação correta.
Saiba o que pode ser descartado. Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de eletroeletrônicos são instalados na maioria das vezes em supermercados, shoppings, parques e muito provavelmente terá um perto da sua casa ou do trabalho.
Para não provocar danos ambientais é preciso descartar o lixo eletrônico em locais apropriados, que podem ser empresas especializadas, cooperativas de reciclagem ou centros de estudos - escolas e universidades - com projetos voltados ao descarte de lixo e ao meio ambiente.
O primeiro passo para o descarte correto do lixo é a coleta seletiva. Ela é feita de maneira bem básica com o lixo mais cotidiano da sua residência: basta separá-lo entre lixo seco (inorgânico) e lixo úmido (orgânico).
Você precisa procurar um lugar para deixar seu lixo eletrônico. Não é papel da prefeitura recolhê-lo na sua casa, com o lixo comum e o reciclável. Segundo uma lei de 2010, chamada de Política Nacional de Resíduos Sólidos, cabe às empresas a responsabilidade de coletar e reciclar o lixo eletrônico.
Veja a lista de locais com posto de coleta de material eletrônico
O Cata-Bagulho é uma ação gratuita, promovida pela Prefeitura de São Paulo, realizada em todas as Subprefeituras, que tem como objetivo impedir que materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, entre outros itens, sejam depositados em vias públicas, córregos e ...
Se você quiser descartar o sofá ou outro móvel, mas sua rua não estiver na operação, é possível solicitar o serviço à subprefeitura da sua região. Depois de recolhido, o sofá será descartado em um aterro sanitário. Consulte o cronograma pelo site ou pelo 156.
Como descartar restos de madeira? Restos de madeira nunca devem ser jogados em lixões e muito menos em terrenos baldios ou deixados em áreas públicas. Essa atitude, além de configurar crime ambiental, gera impactos negativos que prejudicam o desenvolvimento sustentável da economia e a biodiversidade.
Descarte de geladeira Ecoassist Por fim, conforme citado, por ser um aparelho comumente grande, uma ótima opção de descarte é entrar em contato com uma agência especializada no Descarte Ecológico de resíduos sólidos.
Como encontrar um local para descarte de madeira? Quando se tem um pequeno volume de resíduos (até 1m³/dia ou o equivalente a uma caixa d'água de mil litros), na capital paulista, a solução está nos Ecopontos, que são locais para descarte de madeira e entulho, de maneira voluntária.
A solução aparentemente fácil para se livrar de sua antiga cama é jogá-la em terrenos baldios ou em vias públicas.
Como descartar de forma adequada os restos de jardinagem e podas
O que posso descartar nos Ecopontos? Os munícipes podem levar pequenos volumes de entulho (até 1 m³ equivale a uma caixa d'água de mil litros) como restos de construções e reformas, móveis velhos, restos de poda de árvore, pedaços de madeira e materiais recicláveis.