A periclitação da vida e da saúde é espécie do gênero crimes de perigo. Nos crimes de perigo o dolo, ao invés de visar lesar uma vítima em particular, busca criar uma situação de perigo.
São os delitos previstos na parte especial do Código Penal, no Título Dos Crimes Contra a Pessoa, Capítulo I, Dos Crimes contra a Vida, quais sejam: homicídio (artigo 121), induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio (artigo 122), infanticídio (artigo 123) e aborto (artigos 124, 125, 126, 127 e 128).
Trata-se de crime de perigo com dolo de dano, formal, doloso, comum, comissivo e instantâneo. ... È crime de perigo o bem jurídico tutelado já configura o tipo penal, e com o dolo de dano por que exigirá um dano. Só admite a forma dolosa e não admite o dolo eventual em razão do especial fim de transmitir a moléstia.
Casamento no caso de moléstia grave: Acontece quando a moléstia que acomete um dos nubentes é grave o bastante para impedi-lo de comparecer ao oficial responsável pela celebração do casamento. Neste caso, o juiz e o oficial podem celebrar o casamento no local em que os nubentes se encontrem.
Quais doenças são consideradas graves pela legislação brasileira?
Deficiência e doenças graves são patologias de evolução prolongada e permanente, para as quais ainda não existe cura, que comprometem severamente a saúde e a funcionalidade dos que delas padecem – o que acaba, quase sempre, afetando-lhes também a situação econômico-financeira.
SEVERO. É comum dizer-se doença severa ou forma severa de determinada doença, com o sentido de mau prognóstico. Também se emprega severo (a) para caracterizar a maior intensidade de um sintoma. Ex.: tosse severa, diarréia severa, hipertensão severa etc.
Doenças, dores, sintomas não são severos. São mais ou menos graves, intensos e perturbadores. Assim, doutores, é mais correto escrever “doença grave”, “dor intensa”, “diabetes avançada”… do que “afecção severa”. A doença não fica “brava” com ninguém.
Doença aguda – As doenças agudas são aquelas que têm um curso acelerado, terminando com convalescença ou morte em menos de três meses.
1 Que denota grande rigor nos costumes, nas atitudes; austero, rígido, rigoroso, tétrico: O pai dela é muito severo. 2 Que não tem indulgência para com os outros; inexorável, inflexível. 3 Que expressa rigor ou severidade: Olhar severo.
Tornar magro, extenuado. 2. Enfraquecer-se gradualmente.
Desfiando vem do verbo desfiar. O mesmo que: enumerando, esfiapando, esgarçando, esmiuçando, narrando, desenfiando.
Que possui ou se assemelha a forma recurvada do bico de uma águia. Que possui perspicácia em excesso; que possui a profundidade dos olhos da águia: expressão aquilina; olhar aquilino. Etimologia (origem da palavra aquilino).
Significado de Adversidade substantivo feminino Infortúnio ou desgraça; falta de sorte: ela superou todas as adversidades do acidente.
É um imprevisto, um aborrecimento, uma contrariedade, um impedimento. Ex.: Todos estão sujeitos às adversidades da vida. Adversidade é um acontecimento inoportuno, inconveniente, impróprio, inadequado. É um acontecimento funesto, uma falta de sorte, uma desgraça, um infortúnio, um revés.
De acordo com o dicionário, podemos definir o significado de adversidade como “sorte adversa, infortúnio, desgraça”. As adversidades vão acontecer. O mais importante é saber qual o impacto que ela exerce sobre você. Afinal, sua forma de encarar a situação poderá ou não ser um fator de estresse na sua vida.
A adversidade é uma dificuldade a qual nunca deixou de existir, ou seja, em quanto a gente viver sempre vai haver lutas, problemas, tribulações e outras dificuldades.
Sete dicas para superar as adversidades
A seguir, listamos dicas do que fazer quando uma situação incomum e problemática acontecer no seu dia a dia de trabalho.
Hebreus 12:7 – “Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai”? Provérbios 24:10 – “Se você vacila no dia da dificuldade, como será limitada a sua força”!