EQST

O Que Constitui O Projeto Tico-poltico Do Serviço Social?

O que constitui o projeto ético-político do Serviço Social?

O projeto ético-político no Serviço Social tem como núcleo a liberdade como valor ético central, compromisso com a autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais, a defesa intransigente dos direitos humanos, bem como, a defesa radical da democracia e da cidadania.

Como o projeto ético-político do Serviço Social se materializa na atualidade?

A materialização do Projeto ético-político, ocorre na dialética em que se processa a dimensão ético-política da profissão, na conjugação cognoscitiva e prática do profissional, que prescinde da dimensão teórico-metodológica e conhecimentos técnico-operativos para o exercício do trabalho.

O que é projeto societário do Serviço Social?

Serviço Social (ENADE) Projetos societários são aqueles que apresentam uma imagem de sociedade a ser construída – são projetos coletivos. Seus traços peculiares residem no fato de se constituírem como projetos macroscópicos, como propostas para o conjunto da sociedade.

Como Neto caracteriza a ética?

Para ele, a ética está no homem, a partir do conhecimento de si mesmo; a ética socrática parte do princípio de que o homem, ao refletir sobre sua realidade, seus valores éticos e políticos (por ser sujeito da pólis), desenvolve dentro de si sua capacidade ética.

O que é génese do projeto ético-político?

Pode‐se localizar aí a gênese do projeto éticopolítico, na segunda metade da década de 1970. ... O avanço do projeto nos anos 1980 deveu‐se à construção de elementos que o matizaram entre nós, entre eles, o Código de Ética de 1986. Nele tivemos o coroamento da virada histórica promovida pelas vanguardas profissionais.

Quais são os três pilares do Serviço Social?

Os três pilares da seguridade social
  • Saúde. “A saúde é direito de todos e um dever do Estado”. ...
  • Assistência Social. ...
  • Previdência Social.
5 de fev. de 2020

Qual é o grande desafio posto a execução do projeto ético-político do Serviço Social na atualidade?

Com base nas pesquisas verificou-se que as principais dificuldades encontradas para efetivação do Projeto Ético-político Profissional estão relacionadas à precarização das condições de trabalho e a intensificação do trabalho profissional, associado às condições contraditórias nas quais a política de PSB é gerida, o que ...

O que representa o projeto ético-político para a elaboração de estratégias no enfrentamento das expressões da questão social na sociedade atualmente?

O Projeto Ético Político está sob a ótica de um guia na condução da nossa atuação profissional, para isso temos que ter ação propositiva pautada nos dispositivos legais da profissão e nas legislações do país, isso condiz com uma prática ético-político profissional, em uma perspectiva de acesso e garantia aos direitos ...

O que é um projeto societário?

“Segundo Netto, os projetos societários são aqueles que apresentam uma imagem da sociedade que se quer construir, que contam com determinados valores para justificar sua construção e meios para Page 2 concretizá-la. São projetos coletivos, onde suas propostas são voltadas para o conjunto da sociedade.

O que é um projeto profissional?

O projeto profissional é um projeto coletivo relacionado as profissões, que para conquistar sua hegemonia é necessário que haja um corpo profissional sólido, forte e uma organização dos membros da categoria. Tem caráter de âmbito microeconômico, como por exemplo entidades como CFESS, CRESS, ABEPSS, entre outros.

São características do Código de Ética de 1947?

O princípio da liberdade no Código de Ética de 1947 apresentava-se como um valor central, e, estava inspirado nos valores morais da caridade cristã. Baseada pela concepção neotomista, a liberdade do indivíduo se expressava a partir da escolha do bem supremo, conforme as leis de Deus.

Pode-se localizar a génese do projeto ético-político?

Este congresso ficou conhecido como o “Congresso da Virada”. Podese localizar aí a gênese do projeto éticopolítico, na segunda metade da década de 1970.

O que é a dimensão ético-política do Serviço Social?

A dimensão ético-política está interligada ao caráter contraditório do Serviço Social, por estar inserida em um espaço de interesses sociais divergentes na sociabilidade do capital. A mesma, não se expressa somente no mero engajamento político do profissional, inclui também a formação de uma consciência teórica.

Quantos são os princípios fundamentais do código de ética do Serviço Social?

Comentário: Princípios Fundamentais: Liberdade - valor ético central – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.

Quais são as demandas do Serviço Social?

Algumas das situações mais comuns a ser demanda ao assistente social eram aquelas que de alguma forma interferiam na produção das empresas, seriam elas: absenteísmo, insubordinação, etilismo; e ainda conflitos familiares, dificuldades financeiras, doenças; controle e disciplinamento, tudo aquilo que de alguma forma ...

O que é a dimensão Teórico-metodológica do Serviço Social?

A dimensão teórico-metodológica consubstancia-se na interlocução entre história, teoria e método, requerendo, para tanto, conhecimento que apreenda a realidade em seu movimento dialético, no qual e por meio do qual se engendram como totalidade as relações sociais que configuram a sociedade.

O que é dimensão ético-política no Serviço Social?

A dimensão ético-política é de fundamental importância para o Serviço Social, assim a autora destaca que, Apenas o engajamento político do cidadão profissional não é suficiente para diretamente dele derivar uma base teórica rigorosa.

Quais são as estratégias do Serviço Social frente à questão social?

Sendo assim, as estratégias de intervenção profissional do assistente social têm sido tencionadas por dois movimentos: um que diz respeito a defesa e garantia do direito à assistência, como preconizado pela LOAS e reafirmado pelo SUAS. Outro, pela focalização e refilantropização do atendimento às necessidades sociais.

Quais são as expressões da questão social?

A questão social, cuja gênese é o conflito capital-trabalho, possui atualmente expressões múltiplas (pobreza, desemprego, violência, discriminação de gênero, raça, etnia e orientação sexual, trabalho precário, dificuldade de acesso à saúde, à educação e ao trabalho, falta de moradia, violação dos direitos das crianças ...