O stalinismo é definido pelos historiadores como um regime totalitário que existiu na União Soviética, entre 1927 e 1953, e foi construído pelo líder do país Josef Stalin. Esse governo realizou transformações profundas, na URSS, e realizou uma implacável perseguição aos seus opositores.
O Stalinismo era baseado na doutrina do “socialismo em um único país”. Entre os principais objetivos de Stálin, estava o desenvolvimento do poder industrial da União Soviética, transformando-a numa potência imperialista militar, capaz de fazer frente aos Estados Unidos.
A partir de 1956, Kruschev passou a ser o líder supremo da União Soviética. Seu governo caracterizou-se por uma relativa liberalização e pela tentativa de melhorar o nível econômico da população.
O governo de Stalin compreendeu-se entre os anos de 1924 e 1953. ... Stalin, agora governante da União Soviética, tomou medidas centralizadoras de diversos papéis na mão do Estado. Ele exercia forte repressão sobre seus inimigos políticos, executando ou exilando muitos de seus opositores e inimigos políticos.
O governo de Stalin se caracterizou pela centralização política e a eliminação de pessoas que discordavam dos métodos implantados. Mais do que o socialismo, podemos afirmar que estava sendo implantado o Stalinismo na URSS.
No ano de 1924, o governo russo foi seriamente abalado com a morte de Vladimir Lênin. ... Tendo uma articulação política mais vigorosa e um discurso voltado para as questões internas do país, Stálin acabou assumindo o governo.
Gori, Geórgia
Resposta: Stalinismo. O stalinismo foi o período pelo qual a URSS foi governada por Josef Stalin. Isso aconteceu entre 1924 e 1953, e a ascensão de Stalin, como mencionado, aconteceu depois de uma disputa pelo poder com Trostky.
Chamada de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), era uma nação socialista que surgiu como resultado direto da Revolução Russa de 1917. ... Por ser a primeira nação socialista da história, a URSS foi o símbolo dessa ideologia em todo o mundo e ocupou a posição de potência durante a Guerra Fria.
Em seus anos finais, a URSS era composta de 15 repúblicas socialistas soviéticas: Armênia, Azerbaijão, Bielorússia (hoje Belarus), Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Kirgiziya (hoje Quirguistão) Letônia, Lituânia, Moldávia (hoje Moldova), Rússia, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.
História Geral. União Soviética foi uma nação que surgiu como resultado da implantação do socialismo na Rússia. Foi a grande potência que rivalizou com os EUA durante a Guerra Fria. A União Soviética ou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi uma nação que existiu entre 1922 e 1991.
Resposta: Foi extinto os países de alinhamento socialista, como a própria União Soviética e o país no sul da europa conhecida como Iugoslávia.
O fim do Socialismo no Leste Europeu foi causado pelo crescimento do capitalismo no mundo . Os países socialistas precisavam de bens de consumo ,estavam atrasados em relação aos outros países da Europa ,este foi um dos fatores que impulsionaram a grande revolução de 1989.
Em 25 de dezembro de 1991 tem fim a URSS, fazendo surgir 15 novos países. Além dos bálticos, ganharam a independência Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Casaquistão, Turcomenistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Quirguistão.
A queda do Muro de Berlim representou a queda do regime socialista no mundo.
O ano de 1991 marcou o fim da União Soviética, que se fragmentou em 15 novas nações independentes. ... A derrubada da estátua de Lênin, líder socialista soviético de 1917, simboliza a queda do socialismo no Leste Europeu.
O controle do governo, o baixo nível tecnológico, as dificuldades financeiras e a falta de um mercado para bens de consumo fizeram com que o socialismo entrasse em crise profunda. A população soviética estava descontente com o sistema socialista e passou a forçar o governo para uma abertura política e econômica.
No Natal de 1991, a crise do bloco socialista provocava o desmembramento da União Soviética, colocando um ponto final na Guerra Fria. No dia 25 de dezembro de 1991, a icônica bandeira vermelha com a foice e o martelo da União Soviética (URSS) tremulou pela última vez no alto do Kremlin, a sede do governo.
Consequências: Estímulo à exploração ambiental, exploração humana, desigualdade social, concentração de renda, lucro, ganância, etc...
O capitalismo agrava a desigualdade social. ... O professor deve apresentar os quatro principais fatores que provocam a crise do sistema capitalista, que são: a desigual relação entre capital e trabalho, os problemas ambientais, incremento das desigualdades sociais e a perda de valores humanos.