O que caracteriza o abandono de animais? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O abandono causa extremo sofrimento ao animal, que tem dificuldades para encontrar alimento e abrigo em ambientes desconhecidos, ficando desprotegidos da chuva, do frio, da exposição ao tempo e sujeitos a brigas, atropelamentos e maus-tratos. Vale lembrar que, nem todos os animais são resgatados ou adotados.
Qual é a multa por abandono de animais?
Maus-tratos e abandono de animais serão punidos com multa de até 4 mil reais. ... A atual legislação, que trata de maus tratos a animais (Lei 9605/98 – Art. 32) pune casos de abusos e maus-tratos com pena de detenção de três meses a um ano.
Qual a maior causa de abandono de animais?
Neste período de crise, Neura afirma que a maior razão para o abandono se dá devido à instabilidade financeira que muitas famílias estão enfrentando e acabam por deixando de lado seus animais. "Além disso, a irresponsabilidade dos tutores quando adotam um animal também é outro fator relacionado ao abandono", completa.
O que pode ser feito para diminuir o abandono de animais?
A melhor maneira de combater o abandono de animais domésticos é promovendo a posse responsável. Ela consiste em conscientizar possíveis tutores sobre tudo o que está envolvido na adoção de um animal para que seja possível tomar essa decisão com segurança.
Quais são as consequências de abandono de animais?
Resultado: Os resultados mostram que o abandono de animais traz problemas de saúde pública e ambiental afetando toda a sociedade brasileira, ocasionando principalmente a proliferação de zoonoses, ataques a pedestres e condutores devido à agressividade dos animais abandonados e a legislação em defesa dos animais.
Por que não se deve abandonar os animais?
“O abandono impacta diretamente na vida das pessoas, pois animais nas ruas causam acidentes de trânsito, prejudicam o turismo e afetam a saúde pública – devido às doenças que afetam tanto humanos quanto animais”, diz a médica-veterinária Rosangela Gebara, que integra a CTBEA/CRMV-SP.
Porque existe tantos animais abandonados?
Alguns dos principais motivos de abandono de cachorros e gatos são: ninhadas inesperadas, mudança de casa, fatores econômicos, perda de interesse pelo animal e comportamento problemático do animal de estimação.
Por que os animais são abandonados?
A pesquisa indicou que 42% dos tutores de cães e gatos no Brasil não castram seus animais. Tal irresponsabilidade se dá por desinformação, desinteresse ou falta de recursos. Essa falta de consciência pode gerar fatores como abandono e maus-tratos e uma proliferação descuidada desses animais.
Quem chamar em caso de abandono de animais?
Em todo o país, os casos podem ser relatados ao “Disque-Denúncia“, pelo telefone 181, que realiza atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Com essa atitude você poderá contribuir para mudar a realidade e a qualidade de vida de muitos animais que estão em situação de risco ou abandono por aí.
Como conscientizar as pessoas sobre o abandono de animais?
Além das ONGs, existem pessoas como Telma Rodrigues de Carvalho (46), responsável pelo grupo de ajuda aos animais, Anjos da Luz, e do projeto “Castrar sem Cessar”, que têm feito o papel dos órgãos públicos, que não têm uma política séria para combater o abandono e o maus-tratos contra animais.
Como funciona a Lei de maus tratos aos animais?
A Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, dispõe que a prática de crimes de maus tratos a animais seja punida com crime de detenção: ... Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
Quais são as consequências do abandono de animais?
Resultado: Os resultados mostram que o abandono de animais traz problemas de saúde pública e ambiental afetando toda a sociedade brasileira, ocasionando principalmente a proliferação de zoonoses, ataques a pedestres e condutores devido à agressividade dos animais abandonados e a legislação em defesa dos animais.