Os exercícios de calistenia desenvolvem habilidades corporais (como equilíbrio, coordenação motora, consciência corporal e flexibilidade) e uma melhor fisionomia, pois auxiliam na perda de peso e no aumento de massa muscular.
Não são somente as costas que são beneficiadas com os exercícios de barra fixa tais como: o torso, trapézio, músculos das omoplatas e músculos do braço. Quando realizados de forma correta, também ajudam a fortalecer os músculos do abdômen e do peito.
A calistenia se define como um conjunto de exercícios que concentram seu interesse nos movimentos de grupos musculares, mais que na potência e no esforço, com o objetivo último de desenvolver a agilidade, a força física e a flexibilidade.
1º mês – O corpo inicia sua adaptação na atividade física. É comum o cansaço rápido, a sensação de que não vai conseguir, mas não desista! Lembre-se da teoria dos 21 dias, que, segundo os neurologistas, nosso cérebro demora 21 dias para se adaptar ao um novo hábito ou rotina.
Esse tempo vai depender de alguns fatores, como frequência nos treinos, atividades já realizadas no passado e estilo de vida. Entretanto, pode-se afirmar que duas a três semanas são suficientes para notar os primeiros sinais de melhora.
Durante o período de adaptação, é necessário começar com exercícios mais leves para conhecer os equipamentos do local, ambientar-se e avisar o corpo que ele será mais exercitado. Geralmente, esse período dura entre um ou dois meses.
Veja, então, como se acostumar a ir à academia com frequência e aproveite todos os benefícios da prática regular!
Dicas: como se preparar para o primeiro dia de academia?
Um das dicas mais simples é fazer uma compressa com água quente com uma bolsa d'água – ou até mesmo uma toalha – nos músculos que estão doloridos. O calor faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, aumentando o fluxo sanguíneo na zona afetada pela dor e fazendo com que o ácido lático acumulado se espalhe um pouco.
Mais do que normal, sentir dor depois da academia é algo esperado. A dor muscular tardia (DMT) ou dor do dia seguinte é um processo inflamatório que aparece cerca de 24 horas após o treino, alcança seu auge em até 48 horas e, depois, cessa gradualmente.
Quando você se exercita, você está danificando seus músculos, e quando você danifica um tecido ele incha. Quando ele incha, empurra os nervos, o que causa dor. E esse processo de inchaço não para imediatamente.
Não seja teimoso se o desconforto for muito intenso. Treinar muito dolorido pode deixar você exposto a uma lesão mais grave. "Tem que ir com calma, não pode forçar. Exagerar pode fazer com que uma microlesão natural se torne algo grave e o afaste da malhação por mais tempo do que só um dia", comenta Vilela.