Artistas Surrealistas. No surrealismo, os artistas buscavam conectar elementos do mundo real com os seus sonhos, criando assim uma realidade alternativa. ... Assim esculpiam, por meio de figuras simbólicas e abstratas, as imagens do subconsciente, consideradas por eles a realidade mais profunda do ser.
Movimento artístico que surgiu na Europa no início do século XX. O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva.
Os principais artistas que representaram esta vanguarda foram: Pablo Picasso, Fernand Léger, André de Lothe, Juan Gris e Georges Braque, na pintura, e Apollinaire e Cendras na literatura.
O Expressionismo chegou ao Brasil através de Anita Malfatti, que trouxe as Vanguardas Europeias ao Brasil após um longo período de estudos na Alemanha. É possível perceber as influências desse movimento em suas pinturas, em que predominava o uso de cores fortes.
Influência no Brasil Foi com a exposição de Anita Malfatti, em 1917, que Mário de Andrade tomou conhecimento das correntes de vanguarda que aconteciam na Europa. Outro artista que produziu no Brasil e tem forte influência do expressionismo foi Lasar Segall.
Expressionismo no Brasil
Expressionismo é o nome de uma vanguarda artística europeia do início do século XX. Esse movimento artístico está entre os primeiros representantes das vanguardas históricas e talvez, o primeiro a focar em aspectos subjetivos, valorizando a expressão emocional do ser humano.
Fauvismo é uma tendência estética da pintura, surgida no final do século XIX e desenvolvida no início do século XX, que tinha por características principais o uso exacerbado de cores fortes e o teor dramático nas obras.
O fauvismo foi um movimento artístico do começo do século XX. Teve início em 1901, embora tenha ganhado esta denominação somente em 1905. A palavra tem origem no vocábulo francês fauves que significa feras. ... O artista plástico Henri Matisse é conhecido como o pai deste movimento artístico.
Participou em 1903 do Salão de Outono, mas só foi reconhecido em 1905 quando foi considerado líder do fauvismo. Suas principais obras são: "Mulher lendo" (1894), "Retrato de Madame Matisse" (1905), "Mulher com chapéu" (1905), "Madame Yvonne Landsberg" (1914), entre outras.