A barreira de filtração é uma membrana no glomérulo que apresenta capacidade de selecionar os meterias que irão permear o espaço de Bowman e que farão parte do ultrafiltrado.
A barreira de filtração glomerular consiste em 3 elementos básicos: Células endoteliais. Membrana Glomerular Basal Carga Negativa. Podócitos (epiteliais)
Os capilares dos glomérulos são fenestrados, possuindo uma membrana basal entre as células endoteliais e os podócitos que revestem a superfícies externa dos capilares glomerulares, sendo que provavelmente, esta membrana basal seja a principal barreira de filtração glomerular.
A cápsula de Bowman é parte do sistema de filtragem nos rins. Quando o sangue chega aos rins para filtração, ele atinge essa área primeiro, com a cápsula separando o sangue em dois componentes: um produto de sangue limpo e um filtrado que é movido através do néfron, outra estrutura nos rins.
O líquido extravasado composto por aminoácidos, glicose, íons, uréia, creatinina, ácido úrico e água é denominado filtrado glomerular.
Saco com dupla membrana que rodeia o glomérulo de Malpighi, sendo este constituído por um aglomerado de vasos capilares. Constitui a parte final do tubo urinífero dos rins dos vertebrados mais evoluídos.
Todo o rim é revestido pela cápsula verdadeira, que é uma membrana fibrosa intimamente colada à superfície do órgão. Ligando o rim aos tecidos circunvizinhos, encontra-se a fáscia renal, que é uma fina camada fibrosa. Entre a fáscia e a cápsula verdadeira, encontra-se tecido adiposo, a gordura perirrenal.
ESSA CÁPSULA ENVOLVE UMA REDE DE VASOS CAPILARES CHAMADA DE GLOMÉRULO. ELA É RESPONSAVEL PELA PRIMEIRA FASE NA FILTRAÇÃO DO SANGUE DENTRO DO RIM. OS CAPILARES ENOVELADOS DO GLOMÉRULO, POR ONDE O SANGUE CIRCULA EM ALTA PRESSÃO, DEIXAM PARTE DESTE EXTRAVASAR PARA A CÁPSULA RENAL.
O glomérulo renal ou glomérulo de Malpighi é a unidade funcional dos rins, composta por um ramalhete de capilares circundados por uma membrana denominada cápsula de Bowman, através da qual se produz a filtração do sangue e eliminação dos resíduos metabólicos.
O néfron é a unidade funcional do rim, ou seja, a estrutura responsável pela formação da urina nesses órgãos. O corpo humano tem dois rins, que apresentam formato semelhante a um feijão e fazem parte do nosso sistema urinário. Em cada rim existem aproximadamente de 600 a 800 mil néfrons.
Endotélio como barreira de filtração glomerular no néfron. Quando o sangue atravessa os capilares glomerulares, as substâncias presentes no sangue como água e outros componentes saem do sangue, passam através das células endoteliais e caem no espaço de Bowman, de onde seguem para os túbulos renais.
Em virtude desse seu trajeto, distinguem-se duas partes do ureter: abdominal e pélvica. Os ureteres são capazes de realizar contrações rítmicas denominadas peristaltismo. A urina se move ao longo dos ureteres em resposta à gravidade e ao peristaltismo.
Após tratamento da infecção, a pedra pode ser retirada. Em algumas situações, é colocado um cateter chamado “duplo J” dentro do ureter para ajudar na drenagem de urina para a bexiga, já que o cálculo está obstruindo sua passagem. Esse cateter é de uso provisório e deverá ser retirado após algumas semanas.
Há situações em que a pedra fica maior do que o canal da uretra e deve ser retirada cirurgicamente ou ainda por meio de tratamentos minimamente invasivos como a Litotripsia, que visa reduzir o tamanho dos cálculos por meio de esmagamento ou trituração, por laser ou ondas de choque.
Se o cálculo bloqueia o fluxo normal da urina através do ureter sentirá uma dor severa, conhecida como cólica renal....Dor intensa (cólica renal)