O que a ventilaço colateral? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O conceito da ventilação colateral não é novo: é a ventilação de estruturas alveolares através de passagens ou canais (poros de Khon, Lambert e Martin) que desviam o ar da via aérea normal.
O que são os poros de Kohn?
Pequeníssimas aberturas existentes nos septos interalveolares dos pulmões e que permitem que os alvéolos comuniquem entre si.
Quais são as ventilações colaterais nas vias aéreas inferior?
Ventilação colateral: Poros de Kohn, Canais de Lambert e Canais de Martin.
O que é complacência torácica?
- Complacência: É a propriedade de distensibilidade pulmonar e da parede torácica (expressa a variação de pressão necessária para permitir o acesso de determinado volume gasoso nos pulmões).
O que determina a complacência pulmonar?
· Complacência: A complacência pulmonar é um resultado da presença de fibras elásticas no tecido pulmonar, bem como da existência da tensão superficial dos líquidos alveolares. É a capacidade que o pulmão tem de aumentar seu volume quando há uma variação da pressão exercida sobre ele.
Qual a função do Pneumócito tipo 1 e tipo 2?
O Pneumócito tipo I, é responsável pela produção do tecido pulmonar. Pneumócito tipo II é uma célula do tipo pneumócito, encontrada no pulmão. Essas células são responsáveis pela produção e secreção de surfactante um tipo de substância de fosfolipídeo e proteínas que reduz a tensão superficial alveolar.
Qual a importância da complacência respiratória?
A complacência é a forma com que o parênquima pulmonar consegue acomodar o volume de ar que entra e sai dos pulmões a cada ciclo respiratório. ... Nos exemplos de redução da complacência pulmonar, observamos que em geral o pulmão é uma estrutura elástica, capaz de acomodar o volume de ar.
Quais os 2 principais fatores que determinam a complacência pulmonar?
Para calcular a complacência estática, necessitamos de três variáveis: volume corrente expiratório (aferido no ventilador mecânico), pressão de platô (ver acima como calcular) e a pressão positiva ao final da expiração (carinhosamente chamada de PEEP e ajustada pelo operador).
Como é a complacência pulmonar no enfisema?
pulmonar está relacionada ao fumo. Sendo assim, nos quadros de enfisema, as vias aéreas têm uma maior facilidade para o colabamento, caracterizando um aumento na resistência. No enfisema, há um aumento patológico da complacência, pois há uma destruição das fibras colágenas e elásticas dos septos interalveolares.
O que fecha os poros?
Uma ótima dica para fechar os poros dilatados é lavar o rosto com água fria antes de aplicar maquiagem, ou passar uma pedrinha de gelo em todo rosto para fazer uma vasoconstrição e, em seguida, aplicar um primer e depois aplicar a base e o pó.
Por que os poros do rosto ficam abertos?
Os poros dilatados são características das peles mistas e oleosas, pois são causados pelo acúmulo de óleo e células mortas ao redor dos poros, fazendo-os aumentarem de tamanho. O problema é mais comum nas áreas que produzem mais sebo, como a chamada zona T, que abrange a testa, nariz e queixo.
Qual é a função histológica do Pneumócito tipo I?
Histologia dos alvéolos pulmonares Os pneumócitos tipo I são células pavimentosas, com pequena quantidade de citoplasma. Essa característica facilita a passagem de gases. ... A função do surfactante é manter os alvéolos abertos e auxiliar na difusão dos gases pela membrana alveolar.