Previne das doenças: rubéola, sarampo e caxumba. É uma vacina atenuada, que contém vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola e da caxumba, aminoácidos, albumina humana, sulfato de neomicina, sorbitol, gelatina e traços de proteína do ovo de galinha usado no processo de fabricação da vacina.
Vacina Tríplice Bacteriana (tétano, difteria e coqueluche ou pertussis) É fabricada com a bactéria B. pertussis inteira. Tem boa eficácia, mas apresenta efeitos adversos mais frequentes e mais intensos.
Quem deve tomar A vacina tríplice viral é indicada para proteger contra os vírus do sarampo, caxumba e rubéola, em adultos e crianças com mais de 1 ano de idade, prevenindo o desenvolvimento destas doenças e suas possíveis complicações para a saúde.
O esquema básico se constitui de 03 (três) doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose e 180 dias da primeira para a terceira dose. (2) O esquema de vacinação atual é feito aos 2, 4 e 6 meses de idade com a vacina Tetravalente e dois reforços com a Tríplice Bacteriana (DTP).
Quem já teve sarampo precisa se vacinar de novo? Quem já teve sarampo diagnosticado por médico e, de preferência, utilizando um exame de sangue para pesquisa de anticorpos, não precisa tomar mais vacina contra esse vírus.
A vacina não deve em hipótese nenhuma ser injetada por via intravenosa ou subcutânea. Uma dose da vacina meningocócica C (conjugada) é de 0,5mL. A vacina meningocócica C (conjugada) será injetada em um músculo. Normalmente é injetado na coxa para bebês e no braço para crianças mais velhas, adolescentes e adultos.
Calendário básico de vacinação (crianças) - 2012
3 meses. Vacina Meningocócica C: 1ª dose, contra Meningite meningocócica do sorogrupo C; Vacina Meningocócica B: 1ª dose, contra Meningite meningocócica do sorogrupo B.