Motivação humana é um processo psicológico relacionado com a tendência a realizar persistentemente determinados comportamentos, na busca por objetivos pré-fixados. ... O atendimento ou não desses objetivos (resultado) provocará a satisfação ou a insatisfação.
Fatores Higiênicos São eles: o salário, ambiente empresarial, política da empresa, as oportunidades de crescimento, a relação dos superiores com os demais funcionários e os benefícios sociais, clima organizacional, oportunidades de crescimento e condições físicas do ambiente de forma geral, por exemplo.
Robbins (2002, p. 06) diz que a motivação humana na organização é uma área que trata de saber a relação das pessoas e grupos e o quanto o seu comportamento influencia, sendo que esse conhecimento pode contribuir com a melhoria nas ações e resultados nas organizações.
As pessoas podem ser motivadas nas organizações onde trabalham de duas formas, através da motivação intrínseca e da motivação extrínseca. Tanto a motivação intrínseca como a extrínseca podem deixar de o ser repentinamente, caso os benefícios, recompensas e incentivos deixem de corresponder às expectativas do indivíduo.
Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização. Para McClelland, tais necessidades são “secundárias”, são adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.
Capacidade intrínseca e a soma de todas as capacidades físicas e mentais que uma pessoa pode utilizar em qualquer momento.
Entende-se por envelhecimento as alterações fisiológicas que ocorrem ao longo do tempo em organismos multicelulares. Para detalhar mais um pouco, tais alterações acontecem nas moléculas e nas células que acabam por prejudicar o funcionamento dos órgãos e do organismo em geral.
Keywords: Aging. ... A OMS define o envelhecimento saudável como o “processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar na idade avançada”3,4.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais.
Logo, conhecida como “Estatuto do Idoso”, a Lei tem como objetivo regular os direitos do cidadão com 60 anos ou mais. No governo de Michel Temer, foi incorporada à lei a preferência de atendimento nos postos de saúde aos maiores de 80 anos, em casos de emergência.
As principais perdas foram: perda da saúde e/ou da capacidade física; perda da funcionalidade; perda na qualidade das relações emocionais; morte de entes queridos; menor integração social; redução de bens materiais; perda financeira; redução da cognição; perda da sensação de domínio; perda da sensação de ser útil, ...
Saibam quais são as doenças que mais atingem essa fase e como preveni-las:
Ao envelhecer o indivíduo indubitavelmente vivenciará perdas que estão relacionadas à morte real de amigos e companheiros(as), à saída dos filhos de casa, ao corpo, a sexualidade, ao fim das relações de trabalho – aposentadoria, ao relacionamento social e familiar.
Como lidar com a solidão na terceira idade Saúde do Idoso
São algumas as razões que levam ao isolamento do idoso, aposentadoria, abandono familiar, viuvez, depressão, entre outros. A mudança de padrão de vida e a sensação de perda de utilidade social são gatilhos importantes geradores de depressão e posterior isolamento.
O abandono pode ser moral, pela falta de visitas, ou material, pela falta de pagamento da instituição onde o idoso se encontra, por exemplo. — Mas é preciso dizer que, em vários casos, o abandono acontece porque o familiar, muitas vezes também idoso, não tem condições financeiras ou de saúde.