EQST

O Que A Filsofa Judith Butler Sustenta Em Sua Teoria Da Perfomatividade?

O que a filsofa Judith Butler sustenta em sua teoria da Perfomatividade? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que a filósofa Judith Butler sustenta em sua teoria da Perfomatividade?

Butler enfatiza o papel da repetição na performatividade, valendo-se da teoria da "iterabilidade" de Derrida, que é uma forma de "citacionalidade": A performatividade não pode ser entendida fora de um processo de iterabilidade, repetições regularizadas e restritas de normas.

O que Judith Butler defende?

Para Butler, a teoria feminista que defende a identidade dada pelo gênero e não pelo pelo sexo escondia a aproximação entre gênero e essência, entre gênero e substância. ... Foi em função dessa questão que ela discutiu (ou desconstruiu) várias das teorias feministas sobre gênero.

O que é performatividade do gênero?

que não são determinadas pelo sexo. Assim Butler, cria o conceito de performatividade para gênero, sexo e sexualidade, onde ocorre porque são atos que as pessoas repetem todos os dias que dão uma aparência de uma natureza heterossexual, homossexual, bissexual, transexual, etc.

O que diz a teoria da performatividade?

Performatividade é um conceito que pode ser pensado como uma linguagem que funciona como uma forma de ação social e tem o efeito de mudança. ... Essa visão da performatividade inverte a ideia de que a identidade de uma pessoa é a fonte de suas ações secundárias (fala, gestos).

Como sobre o conceito de performatividade de Judith Butler?

Para Butler (2003, p. 154-156): [....] a performatividade deve ser compreendida não como um ato singular ou deliberado, mas, ao invés disso, como a prática reiterativa e situacional pela qual o discurso produz os discursos que ele nomeia.

Como os corpos se tornam matéria entrevista com Judith Butler?

A entrevista que segue é o resultado de três etapas. A entrevista se concentra em três questões interrelacionadas. ... Em primeiro lugar, nos interessamos pela importância do trabalho de Butler e pelo modo como ela espera que ele seja entendido.