EQST

O Que A Crise Estrutural Do Capital?

O que é a crise estrutural do capital?

O termo “crise estrutural”, tal como usado por Smith, indica uma fraqueza na acumulação de capital devido à ação, agora decisiva, da lei tendencial da taxa de lucro decrescente.

Quais as consequências da crise estrutural do capital na subjetividade do ser social?

Na medida em que se põe a crise estrutural de valorização do valor, a precarização do trabalho aparece como precarização salarial com suas implicações no emprego, carreira, salário e condições de trabalho.

O que acarretou a crise do capitalismo em 1970?

A década de 1970 é uma década de luta de classes no cenário de crise geral. ... O sistema de contradições oriundos do capitalismo fordista-keynesiano iriam ter a resolução política na decada de 1970 com a derrota das forças sociais do trabalho e a vitória das forças políticas do neoconservadorismo neoliberal.

Quando o capitalismo está em crise?

Mais do que em qualquer momento desde o fim da Segunda Guerra Mundial, há hoje em dia um sentimento generalizado de que o capitalismo está em estado crítico. Em retrospectiva, a crise de 2008 foi apenas a mais recente de uma longa sequência iniciada em meados da década de 70, com o fim da prosperidade do pós-guerra.

Quais os efeitos da lógica do capital na vida do campo?

Os efeitos desses ajustes no metabolismo do capital estão intensificando a debilitação estrutural do poder dos sindicatos, associações, cooperativas e, em conseqüência, o acúmulo de forças dos trabalhadores assalariados, temporários, camponeses e demais segmentos e organizações.

Quais são os dois movimentos que o capitalismo pode entrar em crise?

Durante a vida do ciclo econômico, os títulos em ações e de mercadorias, segue fases, tais como:
  • Fase 1 - Primeira recessão. ...
  • Fase 2 — Aprofunda a recessão. ...
  • Fase 3 - Transição para expansão. ...
  • Fase 4 - A expansão das empresas começa a amadurecer. ...
  • Fase 5 — A expansão nos negócios atinge o auge.
Mais itens...

Como ocorre a crise no capitalismo?

A causa do aparecimento de crises no modo de produção capitalista é a divergência entre as condições de produção e as de realização. ... As crises cíclicas são provocadas pelas próprias leis de funcionamento da economia capitalista e, portanto, são inerentes a este modo de produção.

O que foi a crise do petróleo na década de 70?

Na década de 1970 descobriu-se que o petróleo é um recurso natural não renovável. ... Em apenas cinco meses, entre outubro de 1973 e março de 1974, o preço do petróleo aumentou 400%, causando reflexos poderosos nos Estados Unidos e na Europa e desestabilizando a economia por todo o mundo.

O que foi a crise da dívida?

Crise da dívida externa foi uma sucessão de problemas econômicos que atingiu a América Latina após a declaração de moratória da dívida externa pelo governo do México em 1982. Foi a mais grave da história da América Latina com queda de renda, diminuição do emprego e aumento da inflação.

O que são elementos conjunturais?

São circunstâncias e ocasiões que influenciam coletivamente em determinados aspectos, sejam econômicos, históricos, sociais, políticos, entre outros. Conjuntural é aquilo que faz parte da conjuntura. Fatos ou elementos conjunturais são aqueles acontecimentos que pertencem ao quadro completo ao qual chama-se conjuntura.

Quais são as principais atividades econômicas desenvolvidas no campo?

No campo, as principais atividades econômicas são a agricultura, a pecuária e o extrativismo. Já na cidade, o comércio, a indústria e a prestação de serviços são as atividades econômicas mais importantes.

Quais produtos o campo disponibiliza para a cidade?

POR SUA VEZ O CAMPO FORNECE OS ALIMENTOS E AS MATÉRIAS-PRIMAS QUE AS EMPRESAS E INDÚSTRIAS TRANSFORMAM EM BENS DE CONSUMO: CALÇADOS, TECIDOS, MÓVEIS, ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS, ETC.

O que significa a questão social para o serviço social?

Questão social é o conjunto das expressões que definem as desigualdades da sociedade. ... Um profissional que lida diretamente com as questões sociais é o Assistente Social, que trabalha nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência.