EQST

O Que A Celeridade Processual?

O que é a celeridade processual?

refere-se ao poder-dever do juiz de velar para a rápida solução do litígio. Os estudiosos do direito processual e o legislador vivem em permanente preocupação pelos reclamos freqüentes contra a morosidade do andamento das causas.

O que é o princípio da celeridade processual penal?

Mostra a relevância da posição da vítima na relação jurídica de direito penal, como sujeito de direitos, que suporta todas as consequências da ocorrência criminal, merecendo o socorro do novato principio da celeridade processual (art. ... 5, inc. LXXVIII,CF).

O que quer dizer a palavra alvissareira?

Que ou quem dá qualquer notícia para receber alvíssaras. 2. Que ou quem promete alvíssaras. ... Que ou quem traz boas notícias (ex.: o início dos trabalhos não foi nada alvissareiro).

O que é a efetividade do processo?

A noção de efetividade do processo tem como premissa básica a concepção de que o Poder Judiciário tem como missão possibilitar aos demandantes uma adequada, tempestiva e eficiente solução de controvérsias, incluindo-se a devida realização do direito material tutelado em favor do seu titular.

Quais são os princípios constitucionais do direito processual penal?

Muitos são os princípios do processo penal que encontram garantia na Constituição Federal, sendo alguns deles, os mais importantes, e que serão abordados nesse trabalho: o princípio da legalidade, da igualdade, da humanidade, do devido processo legal, do contraditório, do juiz natural e do estado de inocência.

O que é notícia alvissareira?

Alvissareira O mesmo que: auspiciosa, promissora. Que anuncia boas novas; que dá ou promete alvíssaras.

O que se significa auspiciosas?

Que dá esperança e traz bom agouro: 1 promissor, prometedor, auspiciador, favorável, animador, esperançoso, próspero, sorridente, risonho, feliz, florescente, futuroso, venturoso, propício, positivo, vantajoso, benéfico, alvissareiro.

O que é o princípio do contraditório no processo penal?

Assim, o princípio do contraditório é um corolário do princípio do devido processo legal, e significa que todo acusado terá o direito de resposta contra a acusação que lhe foi feita, utilizando, para tanto, todos os meios de defesa admitidos em direito.