A auto-PEEP é conceituada como a persistência de uma pressão alveolar positiva, ao final da expiração, não intencional, devido à presença de um volume pulmonar expiratório final maior do que a capacidade residual funcional prevista.
Pressão de pico (PPI): Pressão máxima atingida durante a fase inspiratória. do ventilador fecha-se e o fluxo cai a zero. Recomenda-se manter P PLAT abaixo de 35cmH2O.
A complacência dos pulmões é o grau de extensão dos pulmões para cada aumento da pressão transpulmonar (diferença entre pressão intra-alveolar e a pressão pleural).
Resistência pulmonar refere-se à resistência coletiva dos tecidos pulmonares e vias aéreas e é usualmente determi- nada com um balão esofagiano. Rva refere-se à resistên- cia ao fluxo nas vias aéreas entre a boca e os alvéolos.
Um pulmão muito complacente é aquele que, com uma variação pequena na pressão, varia muito o seu volume. Já um pulmão pouco complacente é aquele que necessita de grande variação de pressão para variar pouco em volume.
Pressão intrapleural: É a pressão encontrada na cavidade pleural. Essa pressão é negativa; isso causa a aderência entre as pleuras. Quando essa pressão se torna mais negativa, o pulmão tende a se expandir. Quando essa pressão se torna menos negativa (mais ainda assim negativa) o pulmão tende a se retrair.