O qu bomba de morfina? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O sistema de bomba de infusão intratecal de morfina consiste num cateter implantado na região da coluna, que libera quantidades muito pequenas de morfina junto ao líquido que envolve a medula espinhal.
O que é cateter intratecal?
O cateter intratecal é indicado para utilização em doentes que recebam uma bomba programável Flowonix. O cateter intratecal destina-se a ser fixado na bomba programável a fim de permitir o acesso ao espaço intratecal.
O que é medicação em bomba?
O que é? Uma bomba de infusão de fármacos, também chamada de sistema intratecal de liberação de medicamentos, envia medicação para dor diretamente ao líquido ao redor da medula espinhal, proporcionando alívio da dor com uma pequena fração da medicação necessária se for administrada por via oral.
O que é infusão na coluna?
A terapia de infusão espinhal, bloqueia a dor através de pequenas doses de morfina que são injetadas diretamente na medula. Essa terapia requer doses muito menores de morfina do que a ingestão de pílulas ou terapia intravenosa. Os pacientes sofrem menos efeitos colaterais e gozam de um alívio muito maior.
Como se administra morfina?
Administrar por injeção intravenosa lenta, de preferência sob a forma de uma solução diluída. A dose máxima diária recomendada depende do estado clínico do paciente e da sua tolerância ao fármaco . Para a maioria dos pacientes, esta dose se situa em torno de 60 a 90mg/dia.
Quais são os efeitos colaterais da morfina?
O mais sério efeito colateral associado à Morfina, bem como a outros analgésicos narcóticos, é a depressão respiratória e em menor grau a depressão circulatória. Além disso pode aparecer ainda:- fraqueza, cefaléia, insônia, palpitações, constipação, anorexia, boca seca, retenção urinária, prurido.
Como fazer intratecal?
O procedimento consiste na administração direta dos medicamentos quimioterápicos no Líquor, através de uma punção lombar ou em um reservatório instalado na calota craniana que se comunica com os ventrículos cerebrais (figura 1).
Quais os riscos da via intratecal?
O Uso da Via Intratecal para medicamentos Quimioterápicos Também podem ocorrer outras reações, após a utilização da via intratecal, como por exemplo: dor lombar, náuseas, vômitos, vertigem, sonolência, crise convulsiva, rigidez de nuca, irritabilidade e paresias.
O que é a bomba de PCA?
As bombas de PCA são equipamentos de infusão que per- mitem grande número de modalidades de programação e administram o medicamento via venosa ou peridural, con- tinuamente ou por meio de dispositivo para solicitação de doses intermitentes (bolus) de demanda. O paciente o aciona em caso de necessidade.
Quais os tipos de infusão?
Infusão rápida: aplicação do medicamento em tempo que varia entre um e trinta minutos. Infusão lenta: aplicação do medicamento em intervalo entre trinta e sessenta minutos. Infusão contínua: aplicação do medicamento em tempo superior a sessenta minutos e sem interrupções.
Como é feita uma aplicação na coluna?
A infiltração é realizada com anestesia local; sedação pode ser utilizada a critério do paciente e do médico. O procedimento dura cerca de 30 minutos e, logo após, o paciente está liberado para ir pra casa.
Como infundir morfina?
Injeção Intravenosa3: Para administração por injeção intravenosa lenta, diluir com água destilada ou SF 0,9% a uma concentração final de 1-2mg/mL. EV: A morfina deve ser administrada de forma lenta (ex: 15mg em 3 minutos). Pode ser administrado também por via IM, IT, e PERID.
Qual a via de administração do sulfato de morfina?
Por via intravenosa o pico do efeito analgésico é obtido aos 20 minutos, para via intramuscular o pico de ação varia de 10 a 30 minutos após a administração e a duração da ação analgésica é de 4 a 5 horas.
Quanto tempo dura o efeito da morfina no organismo?
A morfina tem meia-vida curta, com início do efeito em 30 minutos, pico de ação em aproximadamente 1h e duração média de efeito analgésico de 4 horas (3 a 5 horas).
Quando utilizar a via intratecal?
A via Intratecal é empregada quando se deseja efeitos locais e rápidos nas meninges ou no eixo cérebro-espinhal, como na anestesia espinhal ou nas infecções agudas do SNC. Os fármacos algumas vezes são injetados diretamente no espaço subaracnoideo espinhal.
Quais as vantagens da via intratecal?
Este tipo de administração permite entregar as células-tronco no cérebro e na medula espinhal de forma mais fácil e eficaz, e também, é possível injetar substâncias no canal raquideano, diretamente no espaço subaracnoide, evitando assim a barreira hematoencefálica, atuando assim no sistema nervoso.
O que é cateter peridural?
O CATETER PERIDURAL O CPD é um dispositivo de material biocompatível, descartável, radiopaco, resistente e flexível, que se ajusta facilmente às particularidades anatômicas da coluna verte- bral. Por ser transparente, permite visualização de refluxo de sangue ou liquor quando seu conteúdo é aspirado.
Quais as formas de infusão endovenosa?
Infusão em bolus: o medicamento é aplicado diretamente na veia do paciente em um tempo menor ou igual a um minuto. Infusão rápida: aqui, a aplicação do medicamento varia entre um e trinta minutos. Infusão lenta: nessa modalidade, a aplicação ocorre em um intervalo entre trinta e sessenta minutos.