A causa mais provável de um nódulo palpável no pescoço é um gânglio linfático, (ou linfonodo), aumentado devido a alguma infecção ou inflamação da região da cabeça ou pescoço, como infecções da pele, amigdalite ou infecções dentárias por exemplo.
A linfadenopatia na axila é uma inflamação dos gânglios linfáticos localizados nessa região do corpo. As principais causas desse problema são a doença da arranhadura do gato, bem como infecção ou irritação local da pele nas axilas.
A avaliação de linfonodos de natureza benigna em ultrassonografias mostra que quando não se observam calcificações, nem degenerações císticas, eles geralmente se apresentam na forma ovalada ou alongada, com hilo ecogênico, e tamanho que pode variar de 0,1 cm a 2,5 cm de comprimento(3,5).
Os linfonodos (gânglios linfáticos) são pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas. Eles contêm células do sistema imunológico que ajudam a combater infecções atacando e destruindo germes que são transportados pelo líquido linfático. Existem centenas de gânglios linfáticos em todo o corpo.
Os linfonodos axilares são um grupo de linfonodos encontrados na região axilar do membro superior. A região axilar é comumente referida como “axila” e é um espaço tridimensional cercado inferiormente por pele e anteriormente pela clavícula.
Uma íngua é o aumento dos gânglios linfáticos, ou linfonodos, que geralmente acontece por alguma infecção ou inflamação da região em que surge. Ela se manifesta através de um ou mais pequenos nódulos sob a pele do pescoço, cabeça ou virilha, que podem ou não ser dolorosos, e costumam durar entre 3 e 30 dias.