Além do uso e desuso, Lamarck propôs que as características adquiridas durante a vida eram repassadas para as gerações futuras. Essa lei ficou conhecida como “Lei da herança dos caracteres adquiridos”, que, junto à “Lei do uso e desuso”, forma a teoria conhecida hoje como Lamarckismo.
A primeira é que a vida se originou há várias centenas de milhões de anos. A segunda é que a vida se formou a partir de uns poucos organismos simples que deram posteriormente origem a milhões de espécies que existem hoje.
Genética (do grego genno = fazer nascer) é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. ... O termo genética foi primeiramente aplicado para descrever o estudo da variação e hereditariedade, pelo cientista William Bateson numa carta dirigida a Adam Sedgewick, da data de 18 de Abril de 1908.
De acordo com esse conceito, espécies são agrupamento de populações naturais que são capazes de reproduzir-se naturalmente e são reprodutivamente isoladas de outros grupos. Isso quer dizer que, para organismos serem considerados de uma mesma espécie, eles devem ter capacidade de reproduzir-se em ambiente natural.
Denominamos de extinção o desaparecimento total de um organismo. Esse processo é de suma importância para a evolução. ... As extinções locais podem ser reversíveis, ou seja, é possível reintroduzir a espécie, por exemplo.
Causas: destruição e fragmentação dos hábitats naturais, superexploração, invasão de espécies exóticas, poluição e mudanças climáticas.