A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
Contexto social É um conjunto de fatores sociais como tipo de ambiente, tipo de linguagem, classe social, condições econômicas, nível de escolaridade, relações humanas, etc., que estão relacionados com a integração de um indivíduo na sociedade.
Resposta. O contexto histórico na literatura é importante porque vai analisar a época em que o escritor viveu, os problemas sociais, econômicos, sociais e políticos onde o autor estava inserido, saber de nossas raízes literárias.
Assim, o contexto são todas as informações que acompanham o texto, modo pelo qual as ideias se encadeiam no discurso. Sendo assim, o contexto corresponde ao ambiente físico ou situacional e pode ser uma referência histórica, social, cultural, familiar.
Assim, o contexto deve ser como um “retrato” da realidade. Deve ser o suficiente para que o financiador perceba claramente a localidade, as questões ambientais, econômicas, sociais e culturais, que influem diretamente sobre a comunidade em que o projeto pretende atuar.
Esse modo de apreender a realidade nas ciências sociais é também chamado de observação participante e trabalho de campo. Franz Boas e Bronislaw Malinowski, especialmente o segundo, são considerados os pais da etnografia enquanto método antropológico.
A etnografia é um método da antropologia e das ciências sociais focado na coleta de dados, no estudo da cultura e do comportamento de grupos sociais determinados. ... Ou seja, faz a descrição cultural de um povo.