1830
A exploração da região de Roraima, sobretudo do vale do rio Branco, teve inicio por volta de 1670. Ingleses e holandeses vindos da Guiana, espanhóis vindos da Venezuela e portugueses, capturavam índios nessa região.
Governo do estado de Roraima
Antonio Denarium Filho de Valdivina e Olivério Almeida, é casado com Simone há 12 anos e pai de três filhos: Carolina, Gabriel e João Antônio.
A base produtiva do estado está na agricultura (arroz, feijão, milho, mandioca e banana), pecuária (bovino, suínos e aves) e o extrativismo animal, vegetal e mineral (diamantes, casseterita, molibdênio, bauxita, cobre, areia, argila, granito e ouro).
No rio Branco foram instalados Santa Bárbara, Santa Izabel e Nossa Senhora do Carmo. No rio Uraricoera o de Nossa Senhora da Conceição e, no rio Tacutú, o de São Felipe.
Verificado por especialistas. Tomando como base a Carta de Caminha, os portugueses encontraram quando chegaram às terras brasileiras os povos nativos, uma natureza exuberante e uma cultura que não compreendiam.
Na Amazônia, com a fundação do Forte do Presépio, em 1616, por Francisco Caldeira Castelo Branco, os portugueses marcam sua presença na região, Forte este que daria origem à cidade de Belém, localidade que serviria de base logística tanto para que os portugueses espalhassem feitorias e missões no rio Amazonas, como ...
Os anos iniciais da colonização portuguesa, conhecidos como Período Pré-colonial, foram pautados pela exploração do pau-brasil e do trabalho indígena a partir do escambo. ... Nessa época, houve ainda a predominância da exploração do pau-brasil e da instalação de feitorias no litoral brasileiro.
Porque no período pré-colonial (1500-1530) os portugueses não apresentaram muito interesse nas terras brasileiras pois o objetivo deles era de encontrar metais valiosos. Entretanto, eles procuraram uma forma de lucrar com a terra, que foi a partir do pau-brasil, de onde se extraia um produto que pigmentava tecidos.
Porque eles não encontraram de imediato oque eles queriam, que era o ouro, prata e nem pedras preciosas. O comércio com as especiarias da Índia ainda estava dando lucro.
A principal razão foi o medo de invasões: no começo do século XVI já era conhecido o potencial que os novos territórios na América representavam, o que despertou o interesse de outras potências. Os franceses, por exemplo, invadiram por duas vezes o território português, e posteriormente os holandeses também o fizeram.
Com a chegada dos portugueses ao Brasil, os indígenas viraram escravos dos brancos, assim eles perderam seus rios, florestas e seu espaço territorial.
Para atingir o extremo sul do Atlântico, os navegadores portugueses afastavam-se da costa africana, evitando ventos e correntes ascendentes, e corrigiam a rota empurrados pela corrente descendente chamada corrente do Brasil, que passa pelo Nordeste brasileiro e atinge o sul do continente africano.
- Diversos povos indígenas habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses em 1500. Cada povo possuía sua própria cultura, religião e costumes. Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. ... Os rios, árvores, animais, ervas e plantas eram de extrema importância para a vida destes índios.